Colunistas - Sílvia Rocha
Água e luz: pequenas providências que podem trazer grandes benefícios
Já faz algum tempo que reduzir o consumo de água e luz não é uma questão somente financeira, mas também de consciência ambiental.
Para ser amigo da natureza, deve-se planejar ao máximo na hora de reformar ou construir, para gastar o mínimo possível com iluminação, aquecimento e refrigeração dos ambientes no decorrer dos anos.
O arquiteto Fabio Rocha explica que
“o projeto de arquitetura deve considerar a posição do sol e a direção dos ventos. Janelas voltadas para o norte recebem luz na maior parte do dia, poupando eletricidade, e paredes duplas, com um vão no meio, impedem a passagem do calor, mantendo aquecedores e aparelhos de ar-condicionado desligados por mais tempo”. Ele dá outras dicas:
Cobertura: é por ela que o calor entra no imóvel. Pesquise opções de mantas de subcobertura, uma barreira entre o telhado e o forro. O vidro pode ser considerado um aliado ou um inimigo, pois tudo dependerá de como e quais vidros serão usados. Existem tipos metalizados que barram parte do calor trazido pelo sol, sem prejudicar a luminosidade.
Sensores e controladores: em áreas externas são usados os “sensores de luminosidade”, que acendem as luzes quando o sol está se pondo e as desligam nos primeiros raios da manhã. Os “sensores de presença” ativam a iluminação somente quando alguém entra em um recinto e apagam algum tempo após a pessoa sair. O dimmer, para lâmpadas incandescentes, controla a luminosidade e pode ser instalado por qualquer pessoa, bastando substituí-lo pelo interruptor comum.
Aparelhos economizadores: podem custar mais, porém justificam o investimento. Há uma lista para todos os bolsos, entre os quais: torneiras automáticas ou acionadas por pressão; “liga no pé” (em que o acionamento é por meio de um pedal); bacia com caixa acoplada (a quantidade de água é regulada adequadamente).
Como prevenir custa menos que remediar, a escolha dos materiais precisa ser benfeita antes de a obra começar.
Contatos através do e-mail: silvia@fabiorochaarquitetura.com.br
Site: www.fabiorochaarquitetura.com.br
Voltar