Sua empresa está preparada para as novas mudanças?
Você sabia que o volume de informações novas dos últimos trinta anos é maior do que o dos últimos cinco mil? Uma edição da Folha de São Paulo, em um dia de semana, contém mais informações do que aquelas que provavelmente a média das pessoas no século XVII, receberiam em toda a vida. A quantidade de informações disponíveis no mundo dobrou nos últimos cinco anos e continua a crescer numa proporção assustadora.
Transformar uma tecnologia nova e cara em uma commodity de preço baixo e acesso fácil hoje leva dez anos, mas daqui a uma década bastarão cinco anos e, em 20 anos, apenas dois ou três.
Vejamos o caso dos medicamentos antiaids. Há 15 anos, o gasto anual com esse tipo de medicamento (pouco eficaz) era de 30 mil por paciente. O valor hoje é de pouco mais de R$ 3.000,00 reais por ano e o tratamento é eficaz.
Estima-se de que em 2020 teremos máquinas com a mesma capacidade do cérebro humano e custará cerca de US$ 1 mil. Em 2029, os computadores serão milhares de vezes mais poderosos do que o cérebro humano, pois combinarão as atuais vantagens da inteligência humana, sobretudo a capacidade de reconhecimento de padrões, com os aspectos em que eles já nos superam.
No campo das experiências "reais" é onde residem as maiores oportunidades profissionais. A nossa criatividade será ainda mais desafiada. Os filmes provocarão emoções que precisarão ser vivenciadas, experimentadas por todos os órgãos dos sentidos, não apenas pela visão e audição.
A minha pergunta é: será que sua empresa estará preparada para as novas mudanças?
Voltar