Colunistas: Raúl Candeloro
Como transformar suas técnicas de venda em resultados
O objetivo de qualquer treinamento em vendas é muito maior do que simplesmente ensinar técnicas – de maneira prática, também devemos objetivar um aumento nos resultados.
Infelizmente, muitos vendedores aprendem as técnicas, mas ainda assim não conseguem atingir os objetivos que desejam. Aqui estão 9 maneiras de melhorar seus resultados, de acordo com Steve Simms, autor de Mindrobics (ainda sem tradução para o português):
1. Aceite o fato de que não existe fada-madrinha: Resultados dinâmicos em vendas levam tempo, dão trabalho e exigem persistência. O caminho para o sucesso em vendas é muito mais parecido com a escalada de montanhas (um passo por vez), do que com ganhar na Sena.
2. Pratique suas técnicas de venda: Muitos vendedores testam 2 ou 3 vezes uma nova técnica antes de decidir que ela não funciona – e aí a abandonam e nunca mais a usam. Mas os (e as) verdadeiramente profissionais aperfeiçoam essas técnicas, muitas vezes durante anos, antes de colher seus resultados excepcionais.
3. Sature sua mente com materiais motivacionais e de vendas: Brian Tracy, autor da série The Psychology of Selling (A Psicologia das Vendas), diz que a maneira mais eficiente de um vendedor aumentar a quantidade de dinheiro que ganha é ler os melhores livros de vendas, 30 minutos por dia. John Johnson, o milionário fundador da revista Ebony, diz que deve seu sucesso ao fato de ter lido o clássico Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie, mais de 50 vezes. Umas gotinhas de material motivador não provocarão resultados espetaculares. O que você precisa é de um dilúvio motivacional – saturando sua mente de maneira contínua com material positivo e motivador.
4.Tenha confiança em princípios de vendas já comprovados (mesmo que você não tenha muita confiança em si próprio): Alguns princípios em vendas são como a Lei da Gravidade. Ela funciona para todos que a respeitam e utilizam corretamente, e machuca a todos que a desrespeitam. Grandes resultados só podem ser conseguidos se você respeitar esses princípios.
5. Lembre-se do ser humano que existe em todo profissional: Seja você mesmo e não uma máquina ou um clone. Preocupe-se de verdade com as outras pessoas. Dedique-se a entender o prospect – seus desejos, necessidades, medos e angústias – ao invés de ser egocêntrico, preocupando-se somente com o que você deseja ou precisa (pior ainda – com sua comissão).
6. Visualize e afirme: Visualize-se como o vendedor campeão que você quer ser. Crie ‘filmes’ mentais em que você é premiado como “O melhor vendedor de _____________ do mundo!” Imagine seus colegas aplaudindo. Sinta o prazer de ser um campeão de vendas, independentemente do tamanho da sua última comissão. Afirme constantemente para si mesmo: “Eu sou um supervendedor” (ou uma supervendedora).
7. Saboreie e aprecie todas suas vitórias, por menores que sejam: Assimile todas as lições que puder quando cometer um erro, e aí parta imediatamente para a próxima. Sua mente tende a perseguir aquilo em que você fica pensando a maioria do tempo. Por isso, comece a focalizar coisas boas: sucesso e melhores vendas. Seja gentil com você mesmo e lembre-se: você tem tudo que precisa ao seu alcance para melhorar seus números. Então esqueça aquelas vendas que perdeu; comemore com alegria aquelas que já fechou – e as que ainda estão por vir!
8. Dê-se permissão para ser um vencedor: Solte aquele freio de mão mental. Não existe absolutamente nenhum motivo para sua vida não ser um grande sucesso. Somos criados ouvindo críticas desde a infância, mas na verdade a única coisa que pode nos parar somos nós mesmos. Se você se dedicar, você merecerá seu sucesso em vendas. Então dê-se a permissão de produzir resultados extraordinários.
9. Trabalhe duro e seja inteligente: Técnicas de venda e idéias motivacionais são como uma alavanca. Sozinhas elas não fazem nada. Você deve criar um ponto de apoio e aplicar a força necessária. Ao trabalhar de maneira consistente e inteligente, os resultados aparecerão de maneira também consistente – e vão acompanhá-lo por toda a vida.
Contatos através do e-mail: raul@vendamais.com.br
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