Colunistas: Prof. Menegatti
Melhorando as condições de venda!
Exposição: se uma loja quiser divulgar um produto, deverá exibi-lo
ligeiramente a direita do cliente. Estudos apontam que a maioria das pessoas
é destra e se movimentam invariavelmente para a direita e também estendem o
braço na mesma direção. Portanto, se você estiver expondo marcas novas de
roupas por exemplo, a marca mais famosa deverá ficar exatamente no centro, e
a marca que você está querendo realmente divulgar, logo à direita.
Vitrines: a maioria das vitrines é projetada como se o cliente estivesse
sempre de pé olhando de frente, o que quase nunca acontece. Uma boa dica, é
que, já que andamos como dirigimos, para a direita, as vitrines deveriam
geralmente ser inclinadas para a esquerda. Essa simples mudança aumentaria
instantaneamente o número de pessoas que de fato veriam nossos produtos.
Outro dado importante sobre vitrine é que não devemos expor muita coisa,
pois quanto mais rápido as pessoas andam, menor é o seu campo de visão
periférica, e por isso não conseguiram distinguir, a certa distância, que
produto é.
Iluminação: todo varejista deveria mudar a iluminação para o dia ou para a
noite. Certamente num desses períodos a visibilidade será pior que no outro,
se não em ambos.
Gôndolas: a taxa de captura, isto é, aquilo que está sendo exibido e o que
está sendo efetivamente visto pelos clientes é de cerca de 20%. Há uma zona
confiável em que os clientes provavelmente verão a mercadoria com maior
facilidade. Fica aproximadamente entre o nível do olho e o nível do joelho.
Se o produto estiver muito acima ou abaixo dessa faixa, provavelmente não
será visto, exceto se for intencionalmente procurado.
Ambientação: como os clientes estão sempre andando pela calçada ou pelos
estacionamentos para chegarem logo na loja e fazerem suas compras, eles
precisam de um tempo para desacelerar e acostumarem-se com o novo ambiente.
Folhetos de promoções, cartazes ou qualquer coisa colocada logo após a
entrada serão ignorados pelos clientes. Agora se forem colocados de 3 a 6
passos mais para dentro da loja, eles terão um grande retorno.
Contatos através do e-mail: menegatti@menegatti.srv.br
Site: www.menegatti.srv.br
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