Colunista
Você é bom de números?
Como leciono há tempos em escolas de negócios, pude traçar um perfil vocacional dos estudantes.
Muitos procuram esses cursos por conta dos desafios e recompensas de uma carreira executiva.
Outros, no entanto, resolvem estudar administração, marketing ou publicidade por outra razão: detestam Matemática!
Como professor desenvolvi também a capacidade de dialogar francamente com os alunos e analisar suas preocupações, projetos e demandas.
Outro dia, ouvi o seguinte desabafo de um rapaz:
- Meu pai queria que eu fizesse Engenharia. Mas eu resolvi fazer Administração porque detesto lidar com números. Agora, tudo que vejo aqui na escola é Matemática.
E é isso mesmo. Nos dois primeiros anos de cursos como Administração ou correlatos, as boas escolas de negócios, no Brasil e no Exterior, oferecem várias disciplinas que se sustentam sobre métodos de quantificação, comparação e projeção.
As instituições sabem que os futuros profissionais precisarão de raciocínio analítico e habilidade para lidar com números. Para interpretar as informações gerenciais, por exemplo, deverão ter uma excelente base teórica de contabilidade de custos.
Nas análises de mercado, os fundamentos de estatistica são demandados a todo momento.
Isso sem falarmos da gestão financeira em si. Números são amigos inseparáveis de quem capta recursos, de quem gere o fluxo de caixa, de quem distribui lucros a acionistas, de quem efetua pagamentos, de quem investe e de quem cuida do próprio patrimônio.
A turma do marketing e da publicidade, por exemplo, terá de estabelecer orçamentos e definir métricas para avaliar resultados. Quem hoje em dia consegue planejar, gerir e avaliar sem uma planilha Excel?
Ao orientar esses alunos, costumo repetir uma frase:
- Quem não controla os números não controla a empresa!
E você: é bom de números? Tem boa base teórica para lidar com eles? Sabe simular situações para resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade?
Se ainda tem dificuldades nessa área, é hora de começar a aprender mais sobre o assunto. Certamente, vai desperdiçar menos, controlar melhor e conferir maior vigor ao seu negócio.
Depois de tudo, pode apostar, a teoria na prática, funciona!
Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br
Voltar