Colunistas: Prof. Menegatti
Você utiliza a Técnica da Recomendação...
Se o seu chefe e os seus clientes estão satisfeitos com o seu trabalho é importante tirar proveito disso. Clientes contentes podem e devem ser e muitas vezes querem ser úteis.
Independente de você gostar ou não das propagandas de televisão, rádios e jornais que usam testemunhos, recomendações e endossos do homem e da mulher da rua, é evidente que as grandes empresas acham que isso funciona e é eficaz, do contrário não gastariam milhões por ano nesse tipo de comerciais. Acho que eles não pagariam uma fortuna para as celebridades recomendarem seus produtos, se não lhes desse lucro.
Você já deve ter recebido de seus clientes cartas ou e-mails de agradecimento pelo esforço extra para atendê-lo, que estão muito satisfeitos com o produto e pelo excelente atendimento quando o produto esteve em manutenção.
Qualquer e-mail recebido pode fazer parte da sua coleção de recomendações e serve de valioso instrumento. Tudo o que você disser ao seu cliente faz parte da sua argumentação verbal. Suas cartas têm muito mais credibilidade do que você possa dizer.
Lembre-se: as pessoas acreditam mais no que vêem do que no que ouvem. Eu mesmo utilizo esses testemunhais em minhas propostas que envio aos meus futuros clientes.
É fácil conseguir as recomendações. Pergunte a seu cliente se ele está gostando do serviço prestado? Se a resposta for afirmativa, peça a ele para escrever uma carta de recomendação. Talvez 90% das pessoas diriam que sim e 50% realmente escreveriam a carta. Você se sentiria satisfeito em poder ajudar e se sentiria lisonjeado pelo respeito demonstrado por sua opinião.
As recomendações servem quando você está atendendo um cliente, servem para você conseguir uma entrevista ou até mesmo quanto você estiver à procura de emprego, pois vão confirmar que o seu trabalho foi valioso e compensador na empresa onde estava antes e demonstra que você faz a diferença por onde passa.
Contatos através do e-mail: menegatti@menegatti.srv.br
Site: www.menegatti.srv.br
Voltar