Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

'Empreendedorismo transforma hábitos', diz diretor-superintendente do Sebrae/PR

25/02/2013

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, afirmou nesta semana, durante cerimônia de divulgação dos vencedores do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, em Curitiba, que o Brasil vive um momento de mudança. "O empreendedorismo está transformando hábitos que perpetuaram entre os jovens brasileiros, durante anos, como o sonho de ser funcionário de carreira em uma grande empresa."

Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, o "espírito empreendedor que move o País" é responsável pelo novo comportamento dos brasileiros, interessados em ser donos do próprio negócio. Allan Costa citou números da mais recente Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada em 69 países e que mostra que 44% dos brasileiros desejam ter o próprio negócio, frente a 25% que almejam seguir carreira como empregados em uma empresa.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR falou ainda sobre a consolidação do empreendedorismo por oportunidade, aquele em que, diferente do empreendedorismo por necessidade, o empreendedor identifica um nicho de mercado em potencial - com planejamento e orientação - tendo, assim, muito mais chances de sucesso. De acordo com a Pesquisa GEM, atualmente, quase 70% dos empreendedores abrem negócios por oportunidade.

"Em 2002, o índice dos que empreendiam motivados pela identificação de uma chance no mercado empresarial era de apenas 42,4%", lembrou. Allan Costa declarou que a plena expansão do mercado interno e a ascensão da classe média, que desponta com grande poder de consumo e também empreende em diversos setores, ajudaram nos novos hábitos. "Nos últimos dez anos, as mudanças na legislação também favoreceram o ambiente empreendedor."

Transformar hábitos, prosseguiu Allan Costa, para uma plateia de aproximadamente 250 empreendedores, é sempre muito difícil, "sobretudo porque sempre corremos o risco, em momentos de fraqueza, de voltar ao passado". "Avançamos muito nos últimos anos, com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, com a desburocratização, com a nova Lei da Inovação, mas não podemos acreditar que essas conquistas são suficientes", observou.

Segundo Allan Costa, é preciso avançar na ampliação de crédito para pequenas empresas, na busca por novos mercados, na inovação e no incentivo à aquisição, pelas empresas brasileiras, de níveis de competitividade de classe mundial. "Vamos ajudar nossas empresas a conquistarem padrão de escala global. Isso vai fazer a diferença não apenas para as empresas, mas para o desenvolvimento do País. É hora de consolidar os novos hábitos."

Iniciativa do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável identificou e premiou os melhores projetos (confira os vencedores - http://www.isaebrasil.com.br/premio/ganhadores.htm) nas áreas de empreendedorismo e sustentabilidade, com contribuição para o desenvolvimento da sociedade.

Ozires Silva, engenheiro e oficial da Aeronáutica, líder do grupo que fundou a Embraer em 1970, empresa aeroespacial brasileira que compete em pé de igualdade com as maiores empresas mundiais construtoras de aviões, esteve em Curitiba para a divulgação dos vencedores do Prêmio que leva o seu nome. Ozires Silva fez uma visita ao Sebrae/PR.

"O Brasil precisa criar marcas que ultrapassem fronteiras. Nosso país é excepcional em todos os aspectos, mas precisamos pensar no novo, precisamos avançar. A inovação nos obriga a seguir nessa direção." Ozires Silva reclamou da falta de "estratégia" para o desenvolvimento do Brasil. E defendeu o uso do "DNA empreendedor" para o País emergir.

"No Paraná, por exemplo, há clima para isso, mas é preciso fazer florescer. A sociedade precisa estar preparada para produzir resultados sábios", falou Ozires Silva durante reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. O fundador da Embraer deixou um recado aos empreendedores, que busquem padrões diferentes da concorrência. "É preciso quebrar paradigmas, é preciso acreditar", disse Ozires Silva.

-  Sebrae/PR - O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhado s de norte a sul do País. No Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Fonte: Incorporativa


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia