Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

10 empresas que apostam no aquecido mercado das bikes

10/12/2013

As vendas de bicicletas ultrapassaram as aquisições de carros novos em praticamente todos os países-membros da União Europeia no ano passado – exceção para Bélgica e Luxemburgo -, segundo levantamento feito pela agência NPR. Os cinco países do continente que mais venderam bikes em 2012 foram Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha.

O fenômeno pode ser explicado principalmente pela baixa na venda de automóveis no Velho Continente – já são 20 anos de queda -, muito em consequência da crise econômica dos últimos anos, que afetou fortemente a Europa. Mas outro fato relevante é que a geração millenium (ou Y) está menos interessada em carros do que as anteriores – e incluem-se aí os jovens americanos.

Diante disso, não faltam empresas querendo aproveitar o boom do interesse pelas magrelas. Confira alguns empreendedores que desenvolveram inovações para esse mercado.

Aro 27
Um lugar em que a pessoa pode comprar uma bicicleta ou acessórios de ciclista, fazer uma refeição e ainda estacionar a bike e tomar um banho antes de ir para o trabalho. Esse é o conceito da Aro 27, aberta há poucos  meses no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Desperado
O empreendedor russo Ivan Tulupov montou uma bike com dois motores elétricos externos com caixas de câmbio que fazem a bicicleta chegar a 80 km/h. Para atingir essa velocidade, basta que o ciclista pedale a uma média de 30 km/h ou, se quiser atingir 60 km/h, pedale a 25 km/h.

Electric Mobility Company
A empresa espanhola criou a Xkuty, uma espécie de híbrido de bicicleta com patinete movido a eletricidade que alerta automaticamente os parentes em caso de acidente.

FlyKly
A empresa americana inventou uma roda traseira eletrônica para bicicleta que atinge a velocidade de até 20 quilômetros por hora, e que pode rodar até 30 quilômetros com uma única carga de energia.

Iva Jean
A designer Ann DeOtte, de Seattle (EUA), criou peças de roupa que deixam as executivas alinhadas ao mesmo tempo em que andam de bicicleta. Entre os modelos uma saia que possui um discreto zíper na parte de trás para conferir mais mobilidade à ciclista e um colete dupla face reversível que oferece visibilidade em locais pouco iluminados.

Lock8
O cadeado sem chaves abre e fecha através do smartphone e é possível ainda travar a bike automaticamente quando o usuário se afasta dela. O produto traz um GPS, que permite verificar onde a magrela está a todo momento, e um alarme silencioso na forma de notificações para o telefone em caso de violação. Há ainda um alarme bem sonoro caso o cabo inteligente seja cortado.

Porcelain Rocket
A empresa do designer americano Scott Felter, que agora vive no Canadá, colocou à venda mochilas triangulares que se ajustam ao quadro da bike. A ideia dele foi aproveitar um espaço que normalmente não é utilizado pelos ciclistas, transformando-o em bagageiro.

QBike
Disponível em duas cidades da Itália, o lava rápido automático para bicicletas tem três configurações de lavagem.

Transport Bike
Criado por alunos de design da Georgia Tech, nos Estados Unidos, o acessório permite levar as encomendas na roda dianteira da bicicleta. Pode parecer estranho, mas o acessório mantém imóvel o que está sendo transportado.

Varibike
O designer e ciclista alemão Martin Kraiss desenvolveu uma bicicleta com duas manivelas no guidão, o que permite ao usuário usar, além dos pés, as mãos para pedalar.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

10 empresas que apostam no aquecido mercado das bikes


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia