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Empreendedorismo

10 razões para não fazer um plano de negócios

12/11/2013

A elaboração de um plano de negócios, com metas e ações que devem ser estipuladas em um prazo de tempo, é considerada crucial para um empreendedor que quer ter sucesso. No entanto, para Martin Zwilling, escritor e colunista da revista Entrepreneur, o planejamento limita os horizontes e impede o dono de uma empresa de enxergar aspectos que poderiam ser benéficos para o negócio – mas que, por não estarem no papel, não são levados em conta.

O colunista listou 10 razões para que os empreendedores esqueçam os planos de negócios, joguem suas planilhas no lixo e aproveite, sem limitadores, a experiência de crescer com sua empresa.

1) Ter um negócio é um meio, não um fim – Zwilling parte do princípio de que a criação de uma empresa é motivada por um objetivo, seja ele ter uma vida confortável ou melhorando a de outras pessoas com suas criações. Só que um plano de negócios coloca a criação da empresa como o "fim", não como um "meio", o que desconstrói as principais razões para empreender.

2) O planejamento pode prever gastos que não acompanham o crescimento real – Um plano de negócios pode propor uma meta de que, por exemplo, um empresário use R$ 1 milhão do que ganhou para investir em infraestrutura. O problema é se a empresa faturar menos que o previsto. Nesse caso, o investimento pode fazer um negócio quebrar. O empreendedor que não está amarrado a um plano de negócios não tem esse tipo de problema.

3) O plano traça um aumento de habilidades que não pode ser cumprido – A previsão de que um empreendedor terá que aprender sobre um determinado assunto – gestão de pessoas, por exemplo –, pode não ser cumprida, especialmente se a pessoa não dominar essas habilidades. Sem um plano de negócios, as pessoas simplesmente procurariam ajuda externa. Aqui, Zwelling faz uma ressalva: atrever-se a lidar com assuntos desconhecidos é ruim para qualquer empreendedor, com ou sem um plano de negócios.

4) Sem planejamento, dá para aprender o que é necessário – Da mesma forma que o plano de negócios pode prever um aumento de habilidades que não pode ser cumprido, a necessidade pode fazer com que o empreendedor aprenda o que seja essencial para a continuação de sua empresa. Desta vez, em vez de um papel mandar o empresário aprender, é a vontade de crescer que vem à tona - e é a necessidade, antes de qualquer acordo, que faz com que nos adaptemos.

5) Não há metas absurdas – Um dos principais tópicos de um plano de negócios diz respeito às metas que uma empresa deverá cumprir. Muitas vezes, o crescimento estipulado é tão grande que a meta fica difícil de ser batida, apesar do esforço da equipe. Sem um plano de negócios, o empreendedor pode ir estipulando, mês a mês, metas mais realistas.

6) Treino é treino, jogo é jogo – Para Zwelling, o que importa é a execução, não o que foi colocado em um papel, meses antes. Pesquisas de marketing e previsões de aceitação, mecanismos usados para definir um novo produto, podem dar completamente errado. Pode ser que seja melhor lançar o produto no mercado e ir modificando a estratégia aos poucos seja melhor que seguir um cronograma definido e, às vezes, fadado ao fracasso.

7) O planejamento pode fazer com que o timing seja perdido – As tendências do mercado, suscetíveis a um sem fim de variáveis, podem mudar de um dia para o outro. Essa instabilidade não é prevista por um plano de negócios elaborado meses antes. Sem um plano de negócios, o empreendedor mais uma vez fica livre para aproveitar essas tendências e lucrar com elas. Por exemplo, se o câmbio prejudica as importações e beneficia as exportações – algo que ocorreu neste ano –, o melhor é largar o planejamento e exportar ou deixar de importar.

8) Planos de negócios não levam a Lei de Murphy em conta – Mais uma vez, vale ressaltar que um planejamento prévio não antecipa imprevistos. Segundo Zwelling, os defensores dos planos de negócios podem até dizer que o planejamento serve exatamente para eliminar a possibilidade de que algo dê errado. Mas pense bem: planejando ou não, sempre acontece alguma coisa, não é mesmo?

9) As oportunidades podem ser ignoradas – Assim como estar preso a um plano de negócios pode fazer o empreendedor deixar tendências do mercado, também pode acontecer que o planejamento impeça as pessoas de enxergarem oportunidades. Pode ser que uma novidade que pode mudar para melhor a sua empresa seja ignorada apenas porque aquela oportunidade vai de encontro ao que foi estipulado anteriormente.

10) Planos limitam a conquista do capital social – O estabelecimento de um plano também limita o horizonte de uma empresa porque, além do dinheiro, ter contato com pessoas traz muitos benefícios aos empreendedores. Pessoas trazem ideias e também dinheiro. E você não vai refutar mudanças ou investimentos por causa de um papel.


Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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