Segundo o Sebrae, abrir o próprio negócio é o desejo de 50% dos jovens universitários brasileiros. Uma opção para quem quer dar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo é investir em uma franquia.
Segundo Lyana Bittencourt, diretora de marketing e desenvolvimento do Grupo Bitterncourt, empresa de consultoria em franchising, há um grande interesse entre os jovens pelo mercado de franquias.
Não há segmento ideal para o público, mas algumas características tornam algumas marcas mais interessantes para os empreendedores jovens. Veja quais são elas:
Baixo custo
As microfranquias tendem a conquistar mais os jovens, que geralmente dispõem de poucos recursos para investir. “Em sua maioria, os franqueadores que oferecem opções que não ultrapassam R$ 120 mil de investimento são aqueles que acabam selecionando pessoas desse público para seu time de franqueados”, diz Lyana.
Propostas inovadoras
Os jovens gostam de novidades. Os modelos de negócio inovadores são mais atraentes a eles do que os mais tradicionais e consolidados no mercado. “A maioria desses empreendedores prefere redes ligadas à área de tecnologia ou que tenham propostas diferentes”, diz a especialista. Segundo ela, novas tendências fazem mais a cabeça dessa geração, que é mais antenada e ávida por conhecimento.
Mercado dinâmico
Aqueles mercados que têm uma novidade a cada dia e que precisam se renovar constantemente têm mais apelo para os jovens que os segmentos mais estáticos e engessados. “Os jovens são engajados, buscam por aperfeiçoamento o tempo todo, novos conhecimentos, pesquisam muito sobre assuntos de seu interesse e podem trazer muitos insights para o franqueador”, diz Lyana.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |