Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

3 meses depois do lançamento, Stayfilm planeja abrir escritórios no exterior

04/02/2014

Boa parte das pessoas volta de viagem com a câmera cheia de fotos. Na empolgação, quer mostrar tudo aos amigos. O detalhe é que a viagem pode ter sido incrível, mas é bem possível que você, amigo que vai ver aquelas 800 fotos de uma semana, fique entediado depois das 50 primeiras. Parece que a única pessoa que realmente aproveita este momento é quem viajou, não é mesmo? Mas talvez, se tudo fosse transformado em uma animação curta, com trilha sonora e efeitos visuais, ficaria mais divertido. É nisso que acreditam os fundadores da Stayfilm, uma plataforma que cria animações a partir das imagens e vídeos de seus usuários nas redes sociais. Desde outubro, quando o serviço foi lançado, 55 mil usuários de 86 países já testaram a plataforma. A meta é chegar a 1 milhão de usuários até o fim do ano.

Nesses pouco mais de três meses, a Stayfilm focou nos mercados brasileiro e americano, mas acabou conseguindo usuários em dezenas de países. Além de Brasil e EUA, despontam na lista Portugal, Canadá, Reino Unido, Austrália, Espanha, França e Alemanha. O uso da plataforma por pessoas de todo o mundo já faz a startup pensar em uma expansão internacional. Segundo Douglas, o plano é abrir escritórios nos Estados Unidos e em um dos países europeus com mais usuários.

O sonho de ver a Stayfilm funcionando vem da cabeça dos irmãos Douglas e Daniel Almeida, de 32 e 27 anos, respectivamente, e de Fabiano Simões, de 29. No fim de 2010, Daniel teve a ideia de criar a plataforma e convidou Douglas. Os dois consultaram Simões, ligado à área de tecnologia, para saber se era possível tirar a ideia do papel. Com o sinal positivo de Simões, os três se juntaram e começaram a trabalhar no projeto.

Em janeiro de 2012, com nada mais que um protótipo e um plano de negócios bem definido, os empreendedores fizeram uma sessão de apresentação e saíram de lá com R$ 600 mil em investimentos. Antes mesmo de lançar a plataforma, a Stayfilm já tinha R$ 3 milhões em aportes.

Normalmente, animações com fotos e vídeos não são muito elaboradas. O máximo que pode ser feito por leigos é colocar uma trilha sonora e alguns efeitos básicos de transição entre as imagens. Já na Stayfilm, as imagens recebem filtros e são enquadradas em várias distâncias e ângulos. Segundo Douglas Almeida, a Stayfilm contou com diretores de cinema para elaborar as animações. Ele faz uma analogia com uma rede social que explica as mudanças que a startup trouxe às animações. “Fizemos uma ‘instagramação’ de todo o conteúdo dos usuários”, afirma.

A princípio, a Stayfilm só funciona em computadores e notebooks, mas até o fim do primeiro semestre a startup quer lançar aplicativos para Android, iOS e Windows Phone. O uso é simples: o usuário acessa o site da plataforma, faz um cadastro e começa a preparar sua animação. É possível usar fotos e vídeos que estejam no Facebook, Instagram, Flickr e Vimeo ou fazer upload do próprio computador. A plataforma pede palavras-chave, para selecionar as fotos de acordo com a animação que o usuário quer fazer. Depois do upload, a pessoa escolhe um dos temas de efeitos visuais oferecidos pela Stayfilm e determina a que momento se referem as fotos. Pode ser uma viagem, a vida com o namorado ou a formatura da faculdade, por exemplo.

A animação é montada automaticamente em dois minutos. Caso o vídeo não fique como o usuário queria, é possível alterar o conteúdo antes de publicar. A plataforma permite que a sequência seja compartilhada no Facebook.

De acordo com Douglas Almeida, o uso é gratuito. A empresa quer ganhar dinheiro com anúncios publicitários e a startup já foi procurada por grandes empresas. “Nunca pensamos em cobrar do usuário”, diz o empreendedor.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

3 meses depois do lançamento, Stayfilm planeja abrir escritórios no exterior


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia