Questões de recursos humanos nem sempre são fáceis para quem monta uma startup. Na tentativa de jogar uma luz sobre o assunto, Robert Siegel, sócio da firma de investimento focada em capital semente XSeed Capital, dos Estados Unidos, falou sobre o tema em uma palestra da escola de negócios Stanford Graduate School of Business. Confira as três dicas de Siegel, que tem um MBA por Stanford e cuja empresa administra, atualmente, US$ 110 milhões em investimentos.
1. Contrate uma equipe executiva brilhante
A sua equipe executiva será a sua contratação mais importante. Sua habilidade de escalonar o negócio está diretamente relacionada à capacidade de seus diretores. Pense sobre conjuntos de habilidades quando estiver montando sua equipe; você quer um grupo de pessoas mais inteligentes e melhores que você.
Alguns dos papéis mais comuns a serem preenchidos na equipe executiva são de vice-presidentes de marketing, vendas, engenharia/tecnologia e produto. A equipe de fundadores deveria pensar em trazer pessoas que ajudarão a mudar o jogo. Contrate pessoas com longas trajetórias e considere como elas poderiam crescer em diferentes papéis à medida que a companhia cresce.
2. Contrate talentos técnicos que possam levar seu produto para o mercado
Procurando por um cofundador técnico? Você precisa ser agressivo na procura por alguém. Procure nos eventos locais e nas palestras onde você possa cruzar com engenheiros. Pergunte a todos os potenciais candidatos: “Você já entregou um produto?” Você quer contratar pessoas que possam levar o produto para o mercado e que trabalhem com especificações, porque – ao final – o que importa é que o produto funcione corretamente e seja apresentado no tempo certo.
3. Remunere sua equipe de forma justa
Não pague demais nem de menos. A maioria das pessoas que acreditam no seu produto e na sua empresa quer ser remunerada de forma justa. Tenha uma conversa de remuneração baseada em dados e no emocional.
Também lembre-se de que nem todos os fundadores estão no mesmo nível. Algumas vezes, quando você começa uma startup, uma pessoa tem mais experiência ou um conjunto de competências mais amplo. Você precisa conversar sobre isso e sobre dividir a remuneração. Nunca é uma conversa fácil, mas se você não lidar com as questões financeiras no começo elas voltarão a assombrar no futuro.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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