Depois de 12 meses de trabalho intenso, diminuir o ritmo nessa época do ano é natural. O problema é que, especialmente para quem tem seu próprio negócio, não dá para trabalhar em marcha lenta. No entanto, apesar da vontade de continuar com a mesma energia de antes, festas corporativas, amigos secretos e comemorações afins acabam jogando contra a produtividade da seua empresa.
Se você precisa continuar trabalhando forte, as dicas do empreendedor americano Bob Marsh podem te ajudar. Ele é o fundador da LevelEleven, empresa de software que cria aplicativos para aumentar a produtividade das empresas. De acordo com Marsh, não há como fugir do clima de fim de ano – o truque é usar as festividades a seu favor. Saiba o que fazer para manter o ritmo:
1) Motive seus funcionários – Nessa época do ano, você pode entender que continuar trabalhando é crucial, mas é praticamente impossível fazer os funcionários pensarem o mesmo. Sendo assim, talvez essa seja a hora de você se aproximar deles e deixar o escritório com um clima ainda melhor: pergunte sobre os planos de seus funcionários para o Natal e o Ano Novo, o que eles gostam de fazer. Segundo Marsh, o empreendedor que mostra que liga para seus colaboradores tem um trunfo na manga quando o assunto é motivação.
2) Crie competições – Receita mais velha e batida não há – mas funciona. O ser humano é competitivo, seja em janeiro ou na véspera de Natal. Por isso, faça competições amigáveis entre os funcionários, de acordo com a atividade de sua empresa. Essa dica funciona ainda melhor quando a empresa trabalha com vendas.
3) Dê folgas – Uma semana tem cinco dias ou mais de trabalho e um time motivado trabalha bem por todo esse período. Mas no fim do ano, as coisas funcionam de forma um pouco diferente. Uma boa tática para o empreendedor é dar folga a quem cumprir determinados objetivos com antecedência. Nessa época, mais vale dar um dia de folga do que deixar seus colaboradores levando tudo "nas coxas" durante cinco dias.
4) Trabalhe, mas pegue leve – Nessa época do ano, é melhor ser menos exigente com horários. Não vá ralhar com alguém que passou mais de uma hora no almoço, ou que vai embora um pouquinho antes do fim do expediente. Pelo contrário: o fim do ano é ideal para, por exemplo, levar todo mundo para almoçar com calma no shopping, ou para fazer um coffee break durante a tarde. Segundo Marsh, o melhor é fazer o possível para deixar seus funcionários bem – é assim que eles vão produzir mais.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |