Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

46% das MPEs vê sustentabilidade como oportunidade de ganhos

10/05/2012

Conforme pesquisa do Sebrae, comportamentos como a coleta seletiva de lixo (70,2%), o controle de consumo de papel (72,4%), de água (80,6%), de energia (81,7%) e o uso adequado de resíduos tóxicos, como solventes, produtos de limpeza e cartucho de tinta (65,6%), são constantes nas MPEs.

Para 46% dos entrevistados, a questão ambiental representa oportunidade de ganhos para a empresa. Por outro lado, 54% deles afirmam que as chances de lucros relacionadas ao tema ainda não estão bem evidenciadas: 16% dos empresários acreditam que a questão representa custos e despesas, e 38%, nem ganhos, nem despesas.

O percentual de empreendedores que demonstrou ter consciência de que as empresas que adotam medidas de preservação ambiental podem atrair mais clientes foi de 79%. Do total de entrevistados, apenas 13% consideram que ações para preservar o meio ambiente não estão relacionadas ao aumento da clientela.

"Lucro e sustentabilidade não são contraditórios. Ao mesmo tempo que economizar água e energia ajuda o planeta, também reduz os custos da empresa, melhora a sua imagem e atrai mais clientes", destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

O levantamento aponta também que maioria desconhece a Rio+20, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que tratará do desenvolvimento e da sustentabilidade, de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Conforme nota, o Sebrae estará presente conferência para sensibilizar o público sobre as oportunidades dos chamados negócios verdes - com foco em práticas sustentáveis -, e para orientar os empreendedores na adoção dessas práticas.

Fonte: Incorporativa


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia