Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

5 dicas para criar um bom canvas para sua startup

31/01/2013

Alguns escritórios têm quadros pendurados na parede, outros têm mapas cheios de alfinetes coloridos e há ainda aqueles que optam por telas brancas cheias de avisos e lembretes.

Mas o que é cada vez mais comum encontrar nas paredes das sedes de startups é o Business Model Canvas, uma ferramenta simples e prática para resumir as estratégias de negócio e identificar oportunidades.

Ele é constituído de nove blocos: Segmentos de Clientes, Proposta de Valor, Canais, Relacionamento com Clientes, Fontes de receita, Recursos-chave, Atividades-chave, Parceiros-chave e Estrutura de Custos.

Estruturados em uma única tela, de maneira bastante visual e objetiva, eles dão uma visão geral de todos os aspectos envolvidos na oferta de um produto ou serviço.

“Utilizando o canvas, os empreendedores envolvidos na criação da startup podem desenvolver modelos inovadores que garantam que a empresa crie vantagens competitivas desde o início de suas operações”, diz Cassiano Farani, sócio-diretor da 99Canvas.

E para que você tire o máximo de proveito desta ferramenta, Farani dá algumas dicas:

1- Use sempre blocos adesivos (tipo post-it) que permitem que as ideias sejam adicionadas, movidas e descartadas;

2- O Canvas é uma ferramenta visual, portanto, sempre que possível, use cores e desenhos para construir uma narrativa que ajude a compreender rapidamente o seu modelo de negócios;

3- Use técnicas de brainstorm para gerar o máximo de alternativas possíveis para seu negócio e depois analise criticamente o modelo criado para refiná-lo e torná-lo enxuto o suficiente para implementá-lo;

4- Busque em cada um dos nove blocos que formam o Canvas possibilidades de criar um modelo inovador e que lhe garanta vantagens competitivas;

5- Tenha em mente que tudo não passa de uma série de hipóteses, então não tenha medo de acrescentar ideias ao quadro.

A tarefa é fácil e pode ser até divertida. Mas é importante lembrar que a montagem do Canvas é só o primeiro passo para criar o modelo de negócio da sua empresa. Depois de colocar as hipóteses, elas precisam ser validadas, e então será o momento de sair do escritório e ir conhecer ao máximo o seu público-alvo.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

5 dicas para criar um bom canvas para sua startup

Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia