Nos últimos anos, o termo aceleração tem sido muito comum no ambiente empreendedor brasileiro. Inspiradas no modelo originalmente americano, as aceleradoras brasileiras são uma alternativa interessante para empreendedores que querem lançar ou escalar seus projetos. Da mesma forma, as tradicionais incubadoras, normalmente ligadas a universidades, também podem ser úteis nesse processo.
Mas como usar o poder de aceleradoras e incubadoras para lançar seu produto no mundo?
Diferentemente do que vemos nos EUA e Europa, muitas aceleradoras nacionais concentram-se na criação de startups focadas no mercado brasileiro. É verdade que somos grandes, mas por que não considerar o mundo desde o início? Quem quiser utilizar esses programas como ponte para o resto mundo deve considerar os seguintes pontos.
1. Participe de um programa de aceleração internacional
A maior parte dos programas nos EUA, Europa, Israel e Chile aceitam startups estrangeiras. Quer melhor maneira de ir para o mundo do que já começar lá fora?
2. Alavanque seus mentores
O ponto forte de qualquer programa de aceleração/incubação são seus mentores. Muitos deles são empreendedores e executivos com ampla experiência internacional. Solicite a eles que te apresentem a contatos internacionais e peça que te contem como é operar em mercados estrangeiros.
3. Aprenda como funciona o modelo de investimento estrangeiro Seed capital, venture capital, angel investing podem ser expressões da moda, mas a realidade é que poucos empreendedores estão, de fato, preparados para receber este tipo de investimento. Aprenda como funcionam os fundos profissionais e prepare-se para conversar com investidores internacionais.
4. Descubra quais são os melhores benchmarks para sua empresa
Não reinvente a roda. Aproveite os recursos disponíveis para aprender como empresas líderes em seus setores operam lá fora. Fale com seus mentores e investidores e peça para ser apresentado a empresários internacionais atuantes no Brasil. Dessa maneira, você poderá passar algumas horas aprendendo como eles lidam com clientes em todo o mundo.
5. Use o momento de aceleração para testar seu projeto internacional
Aproveite essa fase de testes para planejar sua expansão no exterior. Elabore versões em inglês e espanhol para seu site, app, manual de instruções etc. Busque colegas ou parceiros que possam te ajudar a testar a recepção do seu produto lá fora. Depois, lance seu projeto e aprenda, na prática, quais são os benefícios e desafios de operar lá fora.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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