Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

5 fatores para levar em conta na hora de escolher onde estabelecer sua startup

13/01/2014

Startups podem, de forma geral, estar em qualquer lugar do mundo. Com os serviços em nuvem, tanto as vendas como o suporte acontecem virtualmente, o que abre as possibilidades de montar a empresa em qualquer canto.

Para achar o melhor local para empreender nesse caso, o dono do negócio pode levar em conta as cidades que recebem mais investimento de risco ou regiões com baixo custo de vida. Ainda pode pesar na balança o atual local onde vivem os sócios ou onde a rede de contatos profissional é mais forte.

O site “Mashable” listou cinco fatores a serem considerados na hora de escolher o local que será a sede da sua próxima startup. Vale dar uma olhada.

1. Rede de contatos pessoal
As listas dos melhores locais para abrir uma startup não vão levar em conta sua situação pessoal: onde vivem seus amigos e sua família, quais são seus interesses, etc. E construir um negócio envolve trabalho duro – e muitas vezes estressante. Por isso você pode precisar do apoio dos amigos e da família. Além disso, sua meta – provavelmente – é construir a felicidade, ou seja, uma vida prazerosa em todas as esferas, incluindo ser um empreendedor. Então, não sacrifique a felicidade pessoal para focar somente na startup.

2. Custo de vida
Locais populares para startups, como São Francisco e Nova York, nos Estados Unidos, vêm com um preço alto. Um aluguel na cidade de Nova York, por exemplo, custa US$ 3 mil por mês em média  – bem mais do que a média nacional nos EUA, de US$ 1 mil. E não há dúvidas que as despesas mensais fixas podem ter grande impacto na capacidade de um jovem empreendedor de impulsionar seu próprio negócio. Mas, de novo, você não deve tomar a decisão de onde abrir sua startup baseado somente em onde as coisas custam muito pouco. Regiões caras, como o Vale do Silício, têm mais a oferecer em opções de mentores, talentos e encontros profissionais.

3. Acesso a fundos de venture capital
Se você procura investidores-anjo ou fundos de venture capital para financiar sua startup, a geografia interfere sim, já que os investidores tendem a gostar mais de startups locais – pois conseguem se envolver mais de perto no negócio. Atenção a isso se você depende desse tipo de capital.

4. Ecossistema saudável
Instalar sua empresa em uma região onde diversas startups já se estabeleceram pode facilitar sua entrada em um ecossistema de “semelhantes”, mentores e visionários. Você vai ter acesso a encontros de negócios periodicamente e provavelmente vai conseguir dividir um espaço de trabalho com outra startup em fase inicial. Você pode, assim, aprender com o sucesso e as falhas dos outros, além de ter oportunidades únicas de colaborar com outras startups.

5. Talentos locais
Em um estágio tão inicial, pode ser que você ainda nem esteja pensando em contratar gente para a sua equipe, mas com o crescimento do negócio você vai precisar de funcionários talentosos. Estando perto de outras startups e empresas já estabelecidas, você pode ter acesso a esses talentos. Além disso, você também pode se beneficiar ao montar sua empresa perto de uma boa universidade, já que terá acesso a diversos recém-formados mais propensos a aceitar os riscos e desafios de trabalhar em uma startup.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

5 fatores para levar em conta na hora de escolher onde estabelecer sua startup


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia