Geralmente, uma empresa nasce pequena. No entanto, o principal objetivo é se tornar grande. Depois de criar o próprio negócio e o sucesso bater à porta, deve haver uma mudança de comportamento – e esse "modo startup" de gestão pode não ser o ideal.
Os primeiros passos, sem dúvidas, são importantes para o desenvolvimento da empresa. O sucesso de um negócio depende muito do planejamento e do aprendizado obtidos no começo das operações. Mas chega uma hora em que o início deve ficar no passado. Grant Cardone, escritor e colunista do site da revista Entrepreneur, listou cinco dicas para quem sair do "modo startup" de gestão e se tornar a pessoa por trás de uma grande empresa.
1) Delegue tarefas – Assim como os pais querem sempre estar perto dos filhos durante a infância, o empreendedor quer saber de tudo o que acontece com sua startup. Só que quando a startup cresce e perde o direito de ser considerada como tal, fica complicado controlar tudo: aumenta o número de funcionários, clientes, reuniões e imprevistos. Como o dia tem apenas 24 horas e o empreendedor não pode estar em vários lugares ao mesmo tempo, é natural que um grande empresário delegue tarefas para seus colaboradores.
É comum entre os donos de pequenos negócios pensarem que pessoas custam dinheiro. Para Cardone, isto é um erro. Perder oportunidades é o que traz prejuízo, o que acontece com quem não divide o fardo da empresa com sua equipe.
2) Dê importância ao que realmente vale a pena – É importante relembrar: o objetivo de uma empresa é crescer e isso depende do aumento de clientes e do capital. Por mais que todos os aspectos de uma empresa sejam importantes, a participação do empreendedor em reunião de prospecção é essencial, enquanto as etapas iniciais da escolha de um logotipo podem ser deixadas para outra pessoa. Se o dono da empresa quer atingir o máximo possível de pessoas, ele tem que focar nas tarefas com maior possibilidade de tornar esse sonho possível.
3) Chame a atenção para sua empresa – Para crescer, sua empresa precisa ser conhecida de investidores, clientes e da mídia. Cardone usa o ex-boxeador Muhammad Ali para mostrar a importância da autopromoção: antes mesmo de ser conhecido, Ali já dizia que era o melhor lutador do mundo, o que o colocou nos holofotes. A partir daí, obviamente, ele teve que provar suas afirmações. É claro que, se a ideia não for boa, não há atenção que dê jeito. Por outro lado, a junção de um bom negócio com uma propaganda bem feita raramente traz maus resultados.
4) Pare de dizer que você tem uma startup – Em um pitch, em vez de dizer "tenho uma startup de tecnologia", por que não falar "tenho uma empresa de web design como nenhuma outra"? Fica bem claro que a segunda alternativa é muito melhor, pois mostra um empreendedor com uma ideia única, confiante e capaz de ser bem sucedido.
5) Tenha objetivos – Com estimativas, fica mais fácil crescer. Isso não acontece porque metas magicamente influenciam o desempenho da empresa, mas porque elas motivam o empreendedor a sair da zona de conforto e criar desculpas. Além disso, o cumprimento de objetivos motiva os colaboradores, algo bastante necessário – afinal, são eles os responsáveis pelas tarefas que você delegou. Com eles felizes, fica mais fácil crescer e continuar no topo.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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