No universo da editora de quadrinhos Marvel, os mutantes são pessoas que nascem com habilidades incríveis graças aos seus genes alterados. Nem sempre essas habilidades se manifestam de forma tranquila, o que torna esses indivíduos uma ameaça para pessoas “normais”.
O filme “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido”, que estreou neste mês, leva mais uma vez as páginas dos quadrinhos para os cinemas. Dessa vez, a equipe formada por mutantes precisa enfrentar a ameaça de robôs inteligentes, chamado Sentinelas, que foram criados para dizimá-los.
Deixando toda a fantasia de lado, é possível ver grandes similaridades entre mutantes e empreendedores. No Brasil, quem resolve abrir uma empresa é visto quase como um ser estranho, maluco, e empreendedores de sucesso são louvados como se tivessem poderes que o ajudaram chegar ao topo.
Pequenas Empresas & Grandes Negócios convidou o empreendedor Stevin Zung, um dos fundadores das lojas Studio Geek e Limited Edition, para contar quais são os poderes necessários para sobreviver no mundo dos negócios. Confiram:
1. Fator de Cura
Ainda que você acredite que esteja bem preparado, com certeza você vai se machucar na luta para achar o seu lugar no mercado. Ter o poder de se recuperar rápido é fundamental para levantar e continuar sua jornada. “Isso acontece o tempo todo: um fornecedor que te deixa na mão, um parceiro que sobe custos inesperadamente, um contrato que parecia fechado e não acontece”, afirma Zung. Não se deixe abater ou que golpes como esses te derrubem por completo. Seja como o personagem Wolverire: se recupere até ser o melhor no que você faz.
2. Absorver outros poderes
Na luta pelo mercado, seus concorrentes também podem ter poderes especiais. A capacidade de absorver qualidades de outras empresas, mesmo que elas sejam de segmentos diferentes, é fundamental nos negócios. “Nosso processo de produção e distribuição era lento no início. Para melhor, aprendemos técnicas de outras marcas”, diz Zung. É como o poder da X-Men Vampira, mas ao contrário dela, você não precisa prejudicar ninguém no processo.
3. Teletransporte
Uma empresa não pode ficar parada no mesmo lugar. Ela precisa mostrar que pode estar em vários lugares rapidamente. Isso significa estar em diferentes canais de venda, por exemplo, ou atuar em mais de um canal de atendimento ao consumidor. Isso também vale para o trabalho que você faz de marketing nas mídias digitais. Seja o Noturno: ágil e amigável.
4. Telepatia
Saber como o consumidor pensa é fundamental. Trabalhe seus produtos e serviços em parceria com seus clientes, como o Professor Xavier faz com seus alunos mutantes. “Nós trabalhamos junto de influenciadores, blogueiros e pessoas de alta afinidade com nosso mercado”, afirma Zung. Fique atento ao que eles falam sobre sua marca nas mídias sociais, escute e aplique opiniões e sugestões positivas. Faça pesquisas sempre que possível e evolua com as necessidades deles.
5. Indestrutibilidade
Planeje seu negócio e seu propósito de forma sólida, como a pele de aço orgânico do personagem Colossus. Só dessa forma sua empresa sobreviverá em momentos difíceis. “Criamos o Studio Geek com a certeza de que temos uma proposta bem definida e produtos de qualidade. Com certeza ainda teremos muitas dificuldades, mas acreditamos que temos algo muito forte na espinha dorsal de nossa empresa”, diz Zung.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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