Entra ano, sai ano e o mercado de franquias é moldado pelas flutuações econômicas, novos mercados e até eventos importantes como a Copa do Mundo, que neste ano está sendo sediada no Brasil. Nas mais diversas mudanças, um setor sempre se mantém no topo: a alimentação. “Mesmo com grandes solavancos econômicos, ele é um dos que não é afetado tanto”, afirma Filomena Garcia e sócia da Cherto Consultoria e diretora da Franchise Store.
Os números comprovam: em 2013, o setor de alimentação faturou cerca de R$ 24 bilhões e ficou em terceiro lugar no mercado de franquias. O valor representou um crescimento de R$ 16,6% em comparação a 2012.
A quantidade de franqueadoras também apresentou um crescimento de 11,2%, totalizando 637 redes disponíveis no mercado. O número de unidades abertas também foi positivo, com alta de 25%.
Nas próximas semanas Pequenas Empresas & Grandes Negócios dará a receita de sucesso para ter uma unidade ou rede de sucesso no mercado de alimentação. E para começar, Filomena, da Cherto Consultoria, listou algumas razões para escolher esse setor para investir:
1. A alimentação fora do lar vem crescendo consistentemente nos últimos cinco anos, provando que as redes de franquias são uma das opções mais buscadas pelos consumidores. Mais de 30% dos gastos das famílias com alimentação foram feitos fora de casa.
2. As redes começam a oferecer modelos baratos e com operações mais simplificadas, o que ajuda empreendedores com pouca experiência no setor ou pouco capital para investir.
3. A variedade de culinárias e modelos também atrai diferentes perfis de empreendedores. É mais fácil encontrar uma rede que se encaixe nas expectativas e características de quem quer investir em uma franquia.
4. Novas tendências como a “gourmetização” e as redes monotemáticas conquistam pessoas com ideias diferentes ou com novas estratégias para negócios já estabelecidos.
5. O setor de alimentação tem criado um ambiente propício para inovação, seja nos tipos e opções de pratos servidos, seja no atendimento, modelos e tecnologia.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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