Diante de leis de trânsito rígidas, altos custos de manutenção e engarrafamentos estressantes, muita gente está optando por abrir mão do carro nas grandes cidades. De olho nesse público, startups criam soluções que facilitam a vida de quem opta por meios de transporte alternativos. Confira alguns dos serviços:
EasyTaxi
O aplicativo para smartphones permite que usuários solicitem táxis em poucos cliques. Após um breve cadastro, o usuário indica sua localização. A empresa busca pelos taxistas cadastrados na região e envia o alerta de corrida. Em questão de minutos o carro busca o passageiro. Em outubro do ano passado, depois de seis meses de operação, a Easy Taxi recebeu um aporte de R$ 10 milhões da Rocket Internet, grupo alemão especializado na criação de negócios online. Atualmente a empresa atende seis cidades brasileiras e sete estrangeiras.
Safer Taxi
O serviço também serve para pedir táxi pelo celular ou pela web. O diferencial é que a startup tem um programa próprio de milhagens, que permite que os clientes acumulem pontos e troquem por corridas grátis. Além disso, os carros da frota têm Wi-Fi grátis. O negócio nasceu na Inglaterra, em 2009. No começo deste ano, a empresa recebeu um aporte de R$ 6,4 milhões dos fundos Otto Capital, Kaszek Ventures e Draper Associates para aumentar suas operações no Brasil.
ZazCar
A locadora de carros disponibiliza automóveis por dia ou por hora, dependendo da necessidade do usuário. Ao se cadastrar no serviço, a pessoa recebe um cartão para destravar o veículo locado, que pode ser reservado pelo site ou por telefone. A empresa indica o posto mais próximo, no qual o condutor irá retirar e devolver o veículo. Em seguida, o valor da locação é debitado automaticamente no cartão de crédito cadastrado. A empresa existe desde 2011 e atende a cidade de São Paulo, com planos de expansão para outros minucípios brasileiros em breve.
Meleva
O serviço conecta pessoas para racharem a corrida de táxi a partir dos aeroportos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos). O usuário baixa o aplicativo, faz o cadastro e envia os dados da sua reserva. O aplicativo indica outra pessoa que vai fazer o mesmo trajeto no mesmo horário para dividir o táxi. A empresa lançou também o programa Lei Seca Livre, que ajuda o cliente a encontrar pessoas no bairro da Vila Madalena para dividir o táxi na volta para casa e beber sem preocupação.
ResolveAí
Mais um aplicativo para solicitar táxi em mais de 20 cidades do Brasil. Após o pedido, o passageiro consegue rastrear o carro que vai buscá-lo. A startup foi fundada em 2012 e passou pelo programa da aceleradora carioca 21212. Em abril, a empresa começou testes em um shopping no Rio de Janeiro com o totem de autoatendimento ResolveAí. Funciona assim: o usuário aperta o botão “chamar táxi’’, retira o ticket e entrega ao organizador de despachos, que está identificado com a camiseta do ResolveAí, junto ao ponto de táxi. O sistema então busca os carros parceiros na região e os envia para o local, evitando o congestionamento de táxis na porta do shopping e a fila de espera para conseguir um.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |