Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

6 lições do empreendedor que virou personagem de Hollywood

20/05/2014

O norte-americano Sean Tuohy tem uma trajetória de vida e tanto. Foi jogador de basquete, trabalhou como executivo de uma empresa de segurança, abriu um negócio e, não contente,  virou personagem de filme.

Tuohy se tornou conhecido por inspirar a história do filme "Um Sonho Possível". Lançado em 2009, o trabalho mostra a história de Michael Oher, um jovem negro, pobre e vindo de um lar destruído, mas que é acolhido por uma família branca e se transforma em um jogador de futebol americano profissional. As pessoas que acolheram Oher são Tuohy e sua esposa, Leigh Anne, interpretada por Sandra Bullock.

Sean Tuohy não é o protagonista do filme, segundo ele, por sua mulher ser linda e muito competente. "Além do mais, a Sandra Bullock não podia ter um papel secundário", disse. Tuohy esteve recentemente no Brasil, onde participou de um evento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Mas a ajuda a Oher não foi a única conquista da vida de Tuohy. Quando era jovem, foi jogador de basquete e não foi para a NBA, principal liga do mundo, porque não quis – resolveu atuar na Europa. Já aposentado, tornou-se dono de franquias de várias redes de alimentação: ele tem unidades da Taco Bell, Kentucky Fried Chicken, Pizza Hut e Long John Silver's.

Quando esteve no Brasil, Tuohy deu algumas dicas para quem quer empreender e ter sucesso. Confira:

Metas sem planos são só sonhos
Para Tuohy, sonhar é essencial. "Sem os sonhos, não temos motivo para crescer", afirma. Só que não adianta pensar em um objetivo e não pensar em como tirá-lo do papel. "É preciso traçar um plano, uma estratégia. Senão, as metas são só sonhos que nunca serão realizados."

Não vendemos produtos, falamos com pessoas
A qualidade do atendimento é muito importante para Tuohy. O americano afirma que um tratamento ruim significa a perda de um cliente. "A pessoa não vai voltar, mesmo que o seu produto seja o melhor do mundo. A concorrência é grande e muito raramente há clientes fiéis à sua marca", diz o empreendedor.

Não invente a roda. Rode rápido
Tuohy reconhece que nunca foi uma pessoa com criatividade acima da média. Até por isso, resolveu apostar em franquias consolidadas em vez de criar uma empresa do zero. Tuohy diz que, sendo criativo ou não, o empreendedor deve priorizar a eficiência da empresa. "Nós não inventamos a roda, mas rodamos rápido. Quando os processos de uma empresa estão funcionando bem, fica mais fácil ser bem-sucedido."

Deixe o mais difícil para o começo
Para o empreendedor, a primeira impressão é importantíssima. E para fazer os colaboradores confiarem em um chefe desde o início, uma boa dica é fazer os trabalhos mais difíceis logo nos primeiros dias de trabalho. "Quando abri minha primeira franquia, eu não fiquei só supervisionando. Comecei a limpar a gordura do chão. Isso fez com que meus colaboradores vissem que, em vez de só dar ordens, era um trabalhador como eles."

Contrate quem suja as mãos
"Colocar a mão na massa" também é um pré-requisito na hora em que Tuohy precisa contratar. Segundo ele, no ramo de alimentação, as pessoas não podem ter medo de trabalhar pesado. "Sempre contrato pessoas que sujam as mãos. Para quem tem empresa em outras áreas, o ideal é escolher a pessoa que faz o que foi pedido, sem fazer cara feia", afirma ele.

Deixe o funcionário resolver questões pessoais
Tuohy diz que o fator principal na sua escolha pela própria empresa aconteceu quando foi impedido por um chefe de assistir à uma peça de teatro de sua filha mais velha. "Depois desse dia, pedi demissão e jurei que meu trabalho não seria mais a prioridade da minha vida. Com as franquias, posso controlar meu tempo e me dedicar à família", diz.

Para Tuohy, quem trabalha com ele precisa ter tempo para ficar com seus entes queridos e resolver questões pessoais. "Não adianta prender um funcionário no escritório. Ele vai estar com a cabeça em outro lugar e não vai produzir. Por isso, sempre digo aos meus colaboradores: se você tem uma peça para ir, não peça permissão a mim. Apenas vá", afirma ele.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

6 lições do empreendedor que virou personagem de Hollywood
Sean Tuohy



Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia