Para quem deseja investir nas vendas online, um dos principais desafios é conquistar o consumidor. Além de atraí-lo para o seu site, é importante fazer com que o usuário finalize o pedido e volte à loja virtual mais vezes. Segundo Gisele Hammerschmitt, supervisora da agência de performance digital Jüssi, isso só acontece se a experiência da compra for positiva desde o princípio.
Confira algumas dicas de Gisele para aprimorar essa experiência e fazer sucesso ao vender pela internet:
1) Não exagere nos elementos gráficos
Portais que demoram muito tempo para carregar afastam os clientes. Por isso, não exagere nos elementos gráficos. A especialista afirma que problemas do tipo levam o usuário a procurar outro site em casos como esse.
2) Invista no mobile
A popularização do uso de dispositivos móveis, aliada ao aumento da qualidade da internet – ou do número de conexões Wi-Fi disponíveis – levou ao maior uso de smartphones e tablets para tarefas antes feitas apenas por computadores. Por isso, não despreze as novas plataformas.
Gisele recomenda que o empreendedor evite interfaces com muitas informações e que o layout das lojas virtuais se adaptem a vários tamanhos de tela.
3) Organize a área de buscas e os links
Se o consumidor já sabe o que deseja adquirir, a primeira atitude dele é buscar pelo nome do produto no campo de busca do site. É essencial, portanto, que a filtragem seja feita de maneira correta para que o cliente encontre exatamente o que procura. Caso o produto não esteja disponível na loja, pode-se exibir como resultado sugestões de produtos semelhantes. Também é essencial que todos os links funcionem corretamente, levando de fato ao que o cliente deseja ver.
4) Teste o site com usuários reais
Saber como o cliente navega pelo site aumenta as chances de um e-commerce dar certo. O ideal é, antes mesmo de lançar oficialmente uma página, fazer testes. Uma técnica simples – e que não exige recursos mais avançados, como os da Jüssi – consiste em ouvir a opinião de pessoas próximas sobre o site. Escolha, de preferência, usuários que tenham semelhança com seu público-alvo.
5) Evite desistências acidentais
A especialista explica que, enquanto navega, o usuário pode clicar em algum link por engano. Se o cliente estava concluindo uma compra ou cadastro, é grande a chance de que ele desista de iniciar o processo novamente.
Segundo Gisele, exibir alguma mensagem que impeça o fechamento direto da página é uma forma de evitar desistências acidentais. O alerta pode ser feito em forma de pergunta curta e direta, como, por exemplo: “Seu formulário está quase completo. Seseja sair da página?” ou “Você tem certeza que pretende cancelar a compra?”
6) Disponibilize uma área de ajuda
Dúvidas sempre surgirão, portanto é fundamental oferecer ao cliente um espaço online onde ele possa esclarecê-las. A supervisora da Jüssi diz que uma página que reúna perguntas frequentes pode solucionar parte das questões. Além disso, uma boa alternativa é disponibilizar um chat online. “É um atendimento personalizado e sem custo para o consumidor. É preciso, porém, garantir que as respostas sejam rápidas, em tempo real, para que o consumidor não se sinta frustrado e desista da compra.
7) Ofereça feedback imediato
Nunca deixe o usuário sem resposta. A cada ação do usuário, o sistema deve informar se ele obteve sucesso ou não. Mensagens simples, como “O e-mail foi enviado com sucesso” ou “Você precisa preencher o campo de endereço” informam ao usuário o que está acontecendo e o orientam sobre o que ele deve fazer em seguida.
8) Padronize a comunicação da página
Para facilitar a compreensão do usuário, não mude a localização dos elementos visuais a cada clique. Segundo Gisele, a manutenção de um padrão ajuda o cliente a encontrar o que quer em qualquer página.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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