Quais os setores mais promissores para as startups? O site “Mashable” afirma ter a resposta, após conversar com analistas e especialistas em pequenos negócios. Mesmo que a análise tenha sido feita com base na realidade americana, vale ficar de olho.
1. “Internet das coisas”
A maioria das empresas, em diversos setores – do agronegócio às montadoras de automóveis –, está procurando criar ou obter dispositivos conectados para melhorar suas operações, o que abre um grande mercado para pequenos negócios dispostos a oferecer soluções desse tipo. A Cisco estima que o setor da “internet das coisas” (ou “internet of things”, no termo em inglês) vá gerar US$ 14,4 trilhões em lucro entre 2013 e 2022.
2. Comércio eletrônico customizado ou de curadoria
O varejo online é um setor enorme e com players já muito estabelecidos. Como uma pequena empresa pode entrar nesse segmento? Oferecendo produtos ou serviços personalizados. Se diferenciar é a chave. Os pequenos varejistas da internet precisam oferecer conteúdo e produtos customizados, muitas vezes selecionados com a ajuda de dados, que causem experiências únicas aos seus clientes.
3. Tecnologia educacional
Para manter crianças e adolescentes interessados no aprendizado, cada vez mais os educadores estão incorporando a tecnologia ao ensino. Estudos mostram que o investimento em tecnologia no setor educacional triplicou entre 2002 e 2011, chegando a US$ 429 milhões nesse ano.
4. Desenvolvimento de aplicativos móveis
Com uma grande quantidade de empresas expandindo suas operações para plataformas móveis, os desenvolvedores de aplicativos estão muito demandados. E, muitas vezes, esses designers e engenheiros não têm um grande nome por trás deles. Ao contrário, são empresas de um homem só (ou de bem poucos) trabalhando nos contratos. Para se ter uma ideia do mercado, ele vem crescendo 50% ao ano desde 2009.
5. Tecnologia para vestir
De pequenos relógios que funcionam como celulares a colares que rastreiam a saúde do usuário, a tecnologia de vestir vem surgindo em diferentes áreas de consumo. O que está por trás do rápido crescimento? Baixos custos de produção e acesso fácil aos fabricantes das peças. A expectativa é que o setor movimente mais de US$ 8 bilhões até 2018.
6. Desenvolvimento de software para empresas
Com o mercado cada vez mais competitivo, seja online ou no mundo real, as empresas vêm buscando a tecnologia para se diferenciar dos concorrentes. Principalmente softwares que possam fornecer análises profundas para negócios que buscam novas formas de oferecer seus produtos e assegurar que eles atinjam a maior quantidade possível de consumidores.
7. Segurança cibernética
A segurança á algo que preocupa muito os varejistas, por conta de fraudes com cartões de crédito e débito, já que hackers vêm usando “malwares” sofisticados. Assim, as empresas estão investindo pesado em segurança de rede, criando boas oportunidades para companhias especializadas nesse tipo de proteção.
8. Tecnologia verde
Apesar de a tecnologia verde não ser algo novo, empreendedores e investidores estão empolgados com o que vêm chamando de soluções de tecnologia verde – inovações no modelo de negócio que buscam acelerar a adoção de energia limpa sem assumir os riscos e os encargos associados à sua fabricação.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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