Aplicativos podem ser a solução de vários dos nossos problemas. Mas você já parou para pensar sobre qual deles é o mais útil do seu smartphone? Se você tem carro, é possível que a resposta seja o Waze, uma plataforma que faz o que poderia ser considerado impossível: ajudar as pessoas a fugir do trânsito. Hoje, 50 milhões de pessoas usam o Waze – 10 milhões só no Brasil.
E quais adjetivos definiriam os criadores dessa maravilha? "Gênios", talvez? Segundo o israelense Uri Levine, um dos fundadores da plataforma, "apaixonado" soaria melhor. Também desenvolvido por Ehud Shabtai e Amir Shinar, o Waze começou a sair do papel em 2007. No ano passado, o Google pagou US$ 1,1 bilhão pelo aplicativo.
Levine veio ao Brasil para a abertura do terceiro ciclo do Movimento Empreenda, iniciativa da Editora Globo para apoiar e encorajar os empreendedores brasileiros, liderada por Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Em palestra realizada nesta quarta-feira (18/6), em São Paulo, o israelense deu dicas a empreendedores em busca do sucesso.
As lições de Uri Levine são mais voltadas para quem tem – ou quer ter – uma empresa de tecnologia, mas muitas delas também podem ser usadas por empreendedores de todas as áreas. Confira:
1) Empreender é se apaixonar
Levine começou sua palestra comparando o empreendedorismo ao ato de namorar alguém. Segundo ele, o empreendedor pode "namorar" várias ideias de negócio, mas só vai se apaixonar de verdade por uma delas. "Chega uma hora em que a paixão é tão grande que, se os amigos falarem que sua empresa não vale a pena, é mais fácil o empreendedor largar os amigos do que desistir de seu sonho", afirma.
2) Encontre a sua paixão
Um dos fatores de sucesso de uma empresa é, obviamente, ter uma demanda pelo produto ou serviço oferecido. "Por isso, é essencial que o empreendedor tente resolver um problema. Não só um problema seu, mas algo que aflija muita gente. No nosso caso, minimizar o problema do trânsito foi decisivo", diz Levine.
3) Não tenha medo de errar
Para o israelense, não tem jeito. O fracasso virá. No entanto, é importante encarar a falha como algo bom. "Quanto mais você erra, menor a chance de o equívoco se repetir. Se a sua ideia de negócio estiver errada, continue 'namorando' até encontrar o caminho certo."
4) Obedeça à "regra dos nove"
Levine reconhece que é praticamente impossível agradar a todos os clientes de uma empresa. No mercado de aplicativos, existem dois "funis", que impedem a fidelização dos usuários: o primeiro é motivar as pessoas a baixar a ferramenta; o segundo é transformá-las em usuários habituais. Para o cofundador do Waze, o ideal é seguir uma "regra dos nove". "De cada dez novos clientes, nove devem ter uma experiência positiva com a empresa", afirma.
5) Mas não se esqueça dos 10%
A parcela de clientes que não aprovou o produto ou serviço não pode ser renegada. São aqueles 10% que podem ajudar o empreendedor a melhorar ainda mais. "Quem gosta da empresa não tem muito a adicionar sobre a qualidade do produto ou serviço oferecido. No setor de desenvolvimento de software, por exemplo, as melhores pessoas para consultar são as que baixaram um aplicativo e só usaram uma vez. Eles é que vão mostrar os seus problemas", diz Levine.
6) Saiba se apresentar
Mais uma comparação com relacionamentos: em um encontro, ninguém demora muito tempo para descobrir se gosta ou não de quem está do outro lado da mesa. No mundo dos negócios, as coisas funcionam do mesmo jeito. Por isso, é importante causar uma ótima primeira impressão. Também é importante mostrar seus pontos fortes logo no começo.
7) Mas guarde um pouco para o final
Não use todos os pontos fortes da empresa nas apresentações. "Os aspectos positivos devem ser distribuídos entre o começo e o final de uma reunião. Assim, o encontro começa e termina de forma impactante", afirma Levine.
8) Conte bem a sua história
Em alguns casos, a inspiração para o negócio é inusitada. Mas se não for, reforce as dificuldades percorridas no caminho rumo ao sucesso. "Uma boa história é importante para chamar a atenção de pessoas cruciais para o desenvolvimento de sua empresa", afirma o cofundador do Waze.
9) Demonstre o que a sua empresa faz
Levine afirma que o empreendedor deve demonstrar, se possível, o que a empresa soluciona. "No nosso caso, em uma reunião sobre um aporte financeiro, mostramos a melhor rota para a casa de um dos investidores. Ganhamos o dinheiro na hora. As pessoas precisam saber o porquê de ter o produto ou serviço", afirma.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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