Não foi a primeira vez que Murilo Zeschau, 24 anos, participou do Acelera Startup da Fiesp. Em 2013, o catarinense não conseguiu ficar nem entre os 10 projetos finalistas. Mas em 2014, na 4ª edição do evento, realizada nos dias 7 e 8 de maio, Zeschau saiu com o primeiro lugar com a empresa Brastax. “Realmente foi uma emoção indescritível, pois não imaginava que um projeto com foco em biotecnologia, pudesse ganhar em um concurso tão disputado quanto este”, diz.
A empresa Brastax, desenvolvida por Zeschau e os sócios Lucas Marder, Juliana Pellizzaro Correia e Ariel Rinnert, desenvolve tecnologias sustentáveis de saneamento para tratamento de efluentes gerados durante o abate de aves. O processo inova nos métodos, garantindo a purificação do efluente, além de gerar economia de água. Para isso são usadas microalgas, que além de ajudar no processo, servem como um aditivo natural para a alimentação de novos frangos.
O segundo colocado foi Júnior Valverde, 25 anos, criador do projeto Carrega+, de São Caetano do Sul (SP). Ele leva em consideração a necessidade de quem precisa ter à sua disposição um dispositivo móvel o dia todo. Ele explica que sem uma bateria, não temos produção e conectividade, coisas fundamentais hoje em dia. “Pensando nisso, criamos uma empresa para produzir carregadores portáteis de celulares”, afirma Valverde. O Carrega+ tem vida útil de até 22 horas sem conexão com fontes de energia. O dispositivo é uma solução para feiras, eventos e restaurantes.
O engenheiro civil Rubens Benbassat foi o terceiro colocado com a empresa Benbassat Engenharia, de São Paulo. Ele apresentou o projeto Banheiro 360°, que tem uma redução de 20% na sua área sem perder o conforto do usuário. O projeto também reduz o prazo e custo de construção.
O evento selecionou 200 startups, entre mais de mil inscritos, que participaram de palestras, mentorias e avaliação individual com investidores. Apenas dez chegaram na final e tiveram que se apresentar a uma banca formada por grandes investidores-anjos do país e para o público.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |