Rio de Janeiro - Salão lotado, investidores nacionais e estrangeiros ávidos por novidade. No palco, jovens na faixa de 20 a 30 anos de idade com ideias de negócios on line foram as grandes estrelas da primeira edição do Demo Day, evento realizado na sexta-feira (16) pela 21212 Digital Accelerator, com apoio do Sebrae no Rio de Janeiro, Endeavor, Locaweb, Mazars e Qualcomm.
A 21212 Digital Accelerator é uma aceleradora de negócios, um modelo de negócios já consagrado nos EUA mas muito recente no mercado brasileiro. Uma aceleradora identifica negócios com reais possibilidades de crescimento e investe neles, oferecendo sociedade, treinamento, formatação e transferência de conhecimento.
Durante seis meses, estas empresas iniciantes passam por uma espécie de laboratório experimental de seus próprios projetos de negócios, beneficiando-se da experiência de profissionais renomados e de uma grande rede de contatos. "Colocamos as empresas juntas em um mesmo ambiente para trabalhar metodologias, com eficiência já comprovada no exterior. Montamos uma rede de mentores com pessoas experientes no mercado para dar orientação às empresas durante seis meses", diz o engenheiro Rafael Duton, de 35 anos, um dos sócios da 21212 Digital Accelerator.
Seis meses depois, mais maduras e preparadas, oito empresas selecionadas previamente para participar dos treinamentos são lançadas ao mercado em um evento de debut, o Demo Day, onde se mostram e "vendem o peixe" para investidores nacionais e internacionais. "Acreditamos muito na parceria com o Sebrae no Rio de Janeiro, iniciada nesta primeira edição do Demo Day", continuou Duton.
Participaram do evento como palestrantes âncoras o economista Armínio Fraga, principal acionista da Gávea Investimentos e ex-presidente do Banco Central do Brasil e Julio Vasconcellos, fundador do Peixe Urbano. "Para ter sucesso, é preciso ter foco e fazer aquilo que se ama e realmente admira", afirmou Vasconcellos em sua palestra.
Entre as oito empresas expositoras estava a Resolve Aí, empresa dedicada a resolver problemas de transporte nas principais cidades brasileiras por meio de um serviço online que facilita e agiliza o acesso a táxis." A proximidade que tivemos com empreendedores experientes e desenvolvidos, nestes seis meses, nos possibilitou um arcabouço para estruturarmos melhor nosso projeto", disse Gabriel Silva, 30 anos, sócio da Resolve Aí.
Surpresa
Ao fim do evento, foi anunciado um prêmio surpresa oferecido pelo Silicon Valley Bank. Venceu a PagPop, uma plataforma de pagamentos móveis que permite a qualquer profissional autônomo ou liberal aceitar pagamentos em cartões de crédito, com transações feitas em qualquer celular, smartphone, telefone fixo ou internet. Os empresários farão uma viagem de uma semana, com tudo pago, ao Vale do Silício, nos EUA, berço dos mais bem sucedidos negócios on line do mundo.
"O sonho de todo empresário é ir ao Vale do Silício, não como turista, mas como empreendedor. Ter a chance de estar no Vale nesta posição será muito bom para os nossos negócios e também vai validar ainda mais a aceleradora.”, disse Márcio Campos, de 36 anos, fundador da PagPop.
Márcio conta que durante os seis meses de preparação eles chegaram a mudar o nome da empresa, na fase de reestruturação.” Tínhamos muitas barreiras de crescimento, a aceleradora tem muito conhecimento de negócios e nos ajudou a ajustar nosso modelo para ser bem recebido no mercado", disse .
A 21212 Digita Accelerator já está selecionando novas empresas para uma próxima turma, que passará seis meses em preparação para o mercado.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |