A Microsoft intensificou seu trabalho de apoio e fomento a startups em 2011, quando o governo federal aprovou a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em prol do crescimento de ciência, tecnologia e inovação do país. “Estamos completamente alinhados a diretrizes desse programa”, afirma Franklin Luzes Jr., diretor de operações da Microsoft Participações. “Um dos nossos primeiros passos foi trazer o nosso quarto Laboratório de Tecnologia Avançada para o Brasil no ano passado”.
A Microsoft Participações é uma holding de investimentos para fomentar uma rede de aceleradoras em um projeto chamado Acelera Brasil, que recentemente foi escolhido entre as nove aceleradoras participantes do programa Start-UP Brasil. O objetivo é abrir aceleradoras em quatro cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Natal e Porto Alegre. “Cada uma dessas empresas dará apoio para até 15 startups”, diz Luzes.
O apoio a startups não é algo novo para a Microsoft. A empresa começou o programa BizSpark em 2008, um iniciativa internacional de apoio tecnológico e auxílio em contatos que já beneficiou mais de duas mil empresas no mundo todo. “A diferença do Acelera Brasil é que, além disso, damos o espaço físico para as empresas trabalharem, uma rede de mentores para auxiliar cada uma delas em importantes temas administrativos e o capital”, afirma Luzes.
Cada startup receberá até R$ 1 milhão e a mentoria de parceiros, como o grupo de investimento anjo Anjos Cariocas, o fundo Capital Criativo, de Portugal, e outras empresas internacionais. O programa aceita empresas de todo o Brasil ou estrangeiras que queiram se estabelecer no país, que atendam alguma necessidade dos investidores da Microsoft e que tenham pelo menos um produto que use as tecnologias da Microsoft.
O programa tem dois anos de duração e, segundo Luzes, um dos grandes cuidados dele é de não só fazer cada empresa crescer, mas também prepará-las para a internacionalização.
Raio X de Acelera Brasil
Fundação: 2013
Localização: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Natal e São Paulo
Fundadores: Microsoft
Empresas Aceleradas: 0
Empresas em Processo de Aceleração: 10 a 15 por aceleradora
Tempo do Programa: 2 anos
Investimento Por Empresa: até R$ 1 milhão
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |