Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Adiantar recebíveis: solução ou problema para o empreendedor?

22/11/2011

Adiantar recebíveis para sanar problemas de caixa pode se tornar uma bola de neve para o empreendedor.

Micro, pequenos e médios empresários são testados dia a dia no mundo empreendedor. Estar atento às novidades do setor, equilibrar as finanças, calcular as despesas com mão de obra, produto e outros itens, são apenas algumas das muitas tarefas que o empresário precisa se atentar. Entretanto, quando soluções de médio e longo prazo precisam ser tomadas, um dos maiores erros é atacar o efeito e não a causa de determinados problemas de gestão.

Dados preliminares do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), calculam que a taxa de mortalidade das empresas no Brasil declinou nos últimos anos. Hoje, mais de 70% das empresas sobrevivem aos dois primeiros anos de atividade – considerado o período mais crítico. Em estudos anteriores o índice não chegava a 50%.

Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias, explica que “elaborar uma estratégia é vital para o empreendedor não adiar a solução definitiva do problema. Em muitos casos, como, por exemplo, adiantar os recebíveis de cartão de crédito e cheques pré-datados só irá prorrogar a questão, já que o empresário conseguirá apenas uma solução momentânea”.

Empresários que não se atentam a essas questões prejudicam o fluxo de caixa da empresa e deixam o problema “se transformar em uma bola de neve, já que futuramente faltarão recursos para sanar as outras questões que virão. É necessário, então, planejar as ações para evitar que, no curto, médio ou longo prazo, a empresa não esteja vulnerável”, revela Gigliotti.

Muitas vezes outras opções para captar recursos não são sequer pensadas pelos empreendedores. “O estoque já existente da empresa, que, em algumas vezes, já está pago e só acumula espaço no estabelecimento, pode ser uma alternativa válida para o empresário angariar fundos”, destaca o consultor.

Um dos graves problemas que acarretam prejuízos no ambiente de negócios é que o empresário, em determinadas situações, não busca orientação para solucionar algumas questões. Gigliotti afirma que “com essa falta de planejamento, é difícil mesmo o empreendedor manter as portas de seu estabelecimento abertas, funcionando sustentavelmente. Se ele não se planejar, mais cedo ou mais tarde, a empresa não terá mais onde captar recursos, e esse pode ser o fim da linha para a sobrevivência da empresa”.

Fonte: Incorporativa


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia