Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Ambulantes são capacitados para o Festival de Verão

20/01/2012

Salvador - Os vendedores ambulantes que vão trabalhar no entorno do Festival de Verão, que acontece de 25 a 28 de janeiro, foram capacitados gratuitamente nesta quinta-feira (19). “O interior das grandes festas do verão de Salvador é preparado para receber o público. O objetivo é fazer com que os vendedores ambulantes do entorno dos eventos também sejam capacitados e estimulados a se formalizarem”, explica o consultor do Sebrae na Bahia, Bruno Brandão.

A capacitação é uma ação conjunta do Sebrae com a organização do Festival de Verão, a Vigilância Sanitária Municipal (Visa) e a Secretaria de Serviços Públicos de Salvador (Sesp). Os ambulantes só recebem a licença para vender nos dias do evento depois de fazerem o curso. Para trabalhar nos arredores do festival, eles deverão, além de obter a licença, se instalar em locais determinados e em toldos doados pela organização.

Durante a capacitação, os trabalhadores participaram da oficina SEI Empreender, ministrada pelo consultor do Sebrae no estado, Noel Carlos. “Nós relacionamos a prática dos participantes com atitudes empreendedoras, trabalhamos o empreendedorismo e a importância de buscar informações e inovar no trabalho”, conta.

Os ambulantes assistiram ainda a apresentações da Vigilância Sanitária Municipal (Visa) e da Secretaria de Serviços Públicos de Salvador (Sesp). A fiscal de Controle Sanitário, Ytana Oliveira, falou sobre as boas práticas na manipulação de alimentos para o comércio informal. “Nosso objetivo é melhorar a questão sanitária da comercialização desses produtos nas ruas e também educar e informar os vendedores”, disse.

O gestor do Setor de Proteção da Estética da Cidade da Sesp, Roberto Guerreiro, destacou os direitos e deveres dos trabalhadores e estimulou a formalização. “Queremos capacitar os ambulantes para que eles saibam o que deve ser feito e o que não deve, além de mostrar a importância de se trabalhar dentro das leis”.

Solange Santos, que vende bebidas no entorno das festas de Salvador, foi uma das participantes da capacitação. “Achei maravilhosa, porque nos orienta sobre como organizar mais o trabalho”, comentou. O vendedor ambulante Edenilson Ferreira aproveitou para se atualizar. “Algumas coisas eu já sabia, mas pude aprender mais sobre higiene, como aumentar a minha renda e a atuação da Visa e da Sesp. Vou levar algumas das orientações que aprendi aqui para o meu dia a dia”, conta.

Fonte: Sebrae


 


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia