A Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) assinaram hoje (29/05) um convênio de dois anos para fortalecer o ecossistema de startups no país. O acordo prevê ainda a realização de eventos e iniciativas neste ano.
O convênio entre as associações têm quatro metas iniciais. A primeira é promover a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, o CASE 2014. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de novembro para grandes empresas interessadas em se aproximar das startups.
Seguindo o calendário de eventos, haverá um pitch, organizado pelas associações, para apresentar soluções desenvolvidas por startups a grandes empresas em busca de inovação. Este é o segundo objetivo.
O terceiro é levar startups preparadas ao TechCrunch Disrupt, em São Francisco (EUA), em setembro deste ano. O evento é uma das conferências de tecnologias mais aguardadas de 2014 e tem a presença de grandes investidores.
O convênio também deve levar empreendedores ao South by Southwest (SXSW), na cidade de Austin, também nos Estados Unidos, em março de 2014. O festival de tecnologia e cultura digital dá espaço para startups apresentarem suas novidades para o público e investidores.
O quarto objetivo é aumentar a relevância do StartupBase: ou seja, aumentar o número de empresas no banco de dados oficial da ABStartups. Atualmente, são 2567 startups cadastradas. “Queremos se tornar um portal para quem deseja criar uma startup,” afirma Gustavo Caetano, presidente da ABStartups e CEO da Sambatech.
Para Caetano, a parceria dará visibilidade ao empreendedorismo no Brasil. “Startups precisam de mercado e capital, e a Apex poderá atrair ambos em âmbito internacional,” afirma. Já Maurício Borges, presidente da Apex-Brasil, explica que o convênio ajuda a mudar a imagem do Brasil nos negócios. “A ABStartups reúne empresas competentes e criativas. Com isso, poderemos mostrar ao mundo o nosso talento,” disse.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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