Brasília - Uma ideia estruturada na Campus Party de 2013 vem conquistando o mercado não somente no Brasil, mas também no exterior. Um dos vencedores da Maratona de Negócios, promovida pelo Sebrae e a organização do evento, criou o Fixit, aplicativo que permite ao empresário monitorar e se comunicar com seus funcionários a distância. O sistema pode ser útil a equipes móveis, como bombeiros e policiais, serviços de tele-entrega e até para donos de restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.
Quatro companhias norte-americanas e uma brasileira gostaram do projeto e adotaram a ferramenta, concebida pelo estudante mineiro Daniel Zanzini, que agora quer aproveitar as oportunidades da Copa do Mundo da FIFA 2014 e ampliar o mercado do produto. Para chegar a esse ponto, Daniel teve apoio do Sebrae dentro e fora da Campus. Durante a Maratona, passou por palestras, oficinas e consultorias em gestão e empreendedorismo.
Após o evento, Daniel formalizou-se. Em seguida, cursou o Empretec, metodologia que trabalha comportamentos como capacidade de correr riscos calculados, definição de metas e comprometimento com o negócio. Depois, vieram novas consultorias, dessa vez sobre startups. “Esse serviço me ajudou no relacionamento com os clientes e a pensar nas necessidades deles antes de desenvolver um produto”, relata.
Há três meses, Daniel conheceu uma empresa norte-americana que possuía um aplicativo semelhante ao seu. “Decidimos juntar esforços. Meu dispositivo mudou de nome e virou o Sensimob, mesma marca da empresa americana à qual me uni”, conta.
Em novembro, Daniel e os parceiros americanos participaram de um encontro de negócios promovido pelo Sebrae no Rio de Janeiro. Lá, tiveram contato com uma empresa compradora de produtos e serviços para a Federação Internacional de Futebol (FIFA), organizadora da Copa. “Estamos conversando. Esse evento foi importante, pois é nosso desejo trabalhar com o mercado da Copa. Esperamos que as negociações evoluam”, afirma.
Depois de criar o Fixit, o empreendedor pôs em prática outra startup. Trata-se de um aplicativo chamado Leva Lá, que permite a empresas que embarcam grandes quantidades de carga encontrar transportadoras.
Próxima edição
Neste ano, a Maratona de Negócios da Campus Party é dividida em quatro competições temáticas nas áreas de Educação; Jornalismo e Comunicação 2.0; Negócios Sociais e Inovação em Comércio e Serviços. Até este sábado (1°), os campuseiros terão a chance de aprimorar suas ideias, sob acompanhamento de consultores do Sebrae. O campeão em cada categoria receberá prêmios. A primeira Maratona de Negócios reuniu mais de 150 projetos voltados à temática da Copa do Mundo.
Fonte: Sebrae
Voltar | Índice de Empreendedorismo |