Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Aprenda a usar a tecnologia para vender mais na Páscoa

17/04/2014

A Páscoa traz ótimas oportunidades para quem quer empreender. Seja para quem já tem seu próprio negócio ou para quem trabalha em casa, a paixão do brasileiro pelo chocolate leva dinheiro para o bolso de muita gente. Quem pensa que a data é feita de compras presenciais e ovos pendurados nos corredores dos supermercados está bem enganado. Para os empreendedores, o comércio eletrônico é uma excelente maneira de vender para locais mais distantes. E tem gente até usando o Google para aumentar suas vendas.

Uma das empreendedoras que usa a tecnologia como aliada é Cristina Bonadio. Ela comanda, desde 2002, a Crismel, empresa especializada em chocolates. A história dela serve como inspiração para quem trabalha em casa e quer crescer. A relação de Cristina com o chocolate começou há cerca de 20 anos, quando ela começou a vender pães de mel por encomenda. Depois de vender 5 mil doces em uma Páscoa, Cristina partiu para o próximo passo: fazer ovos de chocolate.

Depois de anos de sucesso trabalhando em casa – Cristina chegou a vender 600 kg de ovos na Páscoa – e ter "chocolates invadindo os quartos", a empreendedora alugou um imóvel para a produção dos doces. Mais alguns anos e muitos chocolates mais, Cristina abriu a Crismel. Além do boca a boca, responsável pelo crescimento do negócio nos primeiros anos, Cristina usa a internet para aumentar suas vendas. Desde 2008, conta com a ajuda do filho para vender os ovos no e-commerce e aparecer com destaque nas buscas online.

Relevância nas buscas
Uma ferramenta bastante interessante para quem quer gastar pouco e atrair usuários da internet é o Google Adwords. A dinâmica do serviço é simples: um empreendedor paga para fazer um anúncio e aparecer nas primeiras posições da busca do Google. Isto é, se uma pessoa que vende chocolate e quiser aparecer no Google, ela pode criar um anúncio baseado e palavras-chave e  aparecer no topo da busca de alguém.

De acordo com o Google, termos como "ovos de Páscoa originais", "ovos de Páscoa sofisticados", "presente de páscoa", "ovos de páscoa online" e "chocolates gourmet" podem ser bem assertivos.

Na Crismel, Cristina usa um dos diferenciais dos produtos da empresa, que são feitos de chocolate belga, na composição dos anúncios. "Também incluímos palavras-chave relacionadas a datas comemorativas, como dia dos namorados e Natal, para aparecermos nas buscas de quem vai comprar presentes", afirma ela.

Para quem não tem experiência em Adwords, é importante que o anúncio mostre facilidades da empresa, como aceitar cartão, por exemplo. Uma ferramenta gratuita do Google, o Analytics – que monitora o tráfego dos sites – também ajuda bastante. Com o Analytics, o empreendedor pode ver quais palavras-chave estão levando os usuários à página. Assim, dá para perceber claramente a influência dos anúncios na atração do público. Outras dicas para os interessados em se dar bem com os anúncios do Google podem ser vistas aqui. Também há empresas, como a OndaLocal, especializadas na otimização do Adwords.

Além do Google Adwords, a Gallette é bastante atuante em outra ferramenta importante para pequenos empresários: as lojas virtuais. Na verdade, a empresa nasceu para ser online. No entanto, uma sede física foi aberta posteriormente. "Percebemos que, quando o assunto é chocolate, as pessoas querem ver o produto antes de comprar", afirma Gislaine.

Apesar disso, a participação do comércio eletrônico é significativa no faturamento da empresa. Gislaine diz que cerca de 40% dos ganhos da Gallette vêm das compras online. "Com a loja virtual, podemos enviar os produtos para qualquer lugar do país que tenha Sedex", afirma.

Os interessados em abrir uma loja virtual encontram diversas opções na internet. Há, inclusive, empresas que criam e-commerce especialmente para pequenos negócios, como a Loja Integrada e a Nuvem Shop. "O trabalho com o melhor desses dois mundos, o presencial e o online, tem trazido bastante sucesso para nós", diz a fundadora da Gallette.


Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Aprenda a usar a tecnologia para vender mais na Páscoa


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia