Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

As 10 empresas mais inovadoras da América Latina

02/04/2014

O site da Fast Company reuniu as dez empresas mais inovadoras da América Latina. Na lista, o Brasil aparece seis vezes e leva as três primeiras posições. Confira, a seguir, quem são e o que fazem as líderes da inovação.

1. Braskem
Por não usar petróleo na produção de plástico. O petróleo é tradicionalmente usado como matéria-prima na fabricação do plástico, mas a petroquímica Braskem resolveu substituí-lo por cana de açúcar. Para fazer o polietileno, a empresa captura duas toneladas de dióxido de carbono para cada tonelada de plástico produzido. Em 2013, a Braskem desenvolveu uma linha de plástico reutilizável de baixa densidade para fabricar sacolas de supermercado. Marcas como Johnson &  Johnson e Walmart usam selos de sustentabilidade da empresa em seus produtos. A Braskem produz cerca de 200.000 toneladas de “plástico verde” por ano.

2. BCFM Arquitetos
Por projetar o primeiro estádio do mundo movido a energia solar. A BCMF é a único escritório de arquitetura a participar de projetos nos três dos megaeventos brasileiros (Panemericano, Copa do Mundo e Olimpíadas). Eles foram responsáveis pela reforma no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, e optaram por não começarem a obra do zero. Um teto com painéis solares foi instalado no estádio, o que o tornou o primeiro no mundo a usar 100% de energia solar. A água da chuva também é reaproveitada na nova versão do Mineirão.

3. Magazine Luiza
Pelo pioneirismo no e-commerce brasileiro e por provar que o comércio também funciona em pequenas cidades e favelas. Ao disponibilizar produtos online, a rede de móveis e eletrodomésticos consegue chegar a cidades menores. No começo dos anos 90, a Magazine Luiza  introduziu uma loja online diferente. O consumidor poderia experimentar produtos nas lojas e fazer o pedido pela internet. O modelo já é usado em mais de 100 das 744 unidades da rede. Em 2013, uma unidade em Heliópolis  foi a primeira a ser instalada em uma favela. O espaço também conta com cursos gratuitos e com eventos destinados aos moradores.

4. Wayra
Por criar mais de um Vale do Silício na América do Sul. A Wayra, que significa vento em quechua, foi criada por José  Maria Alvarez-Pallete – diretor de operações da Telefonica. A ideia era segurar empreendedores que sentiam a necessidade de deixarem seus países para começarem seus negócios. O modelo global de aceleração da Wayra, focado em tecnologias para web e comunicação, disponibiliza ferramentas tecnológicas, mentores qualificados, escritorios e financiamento. As unidades em Bogotá, Cidade do México, Lima, Buenos Aires, Caracas, Santiago e São Paulo recebem mais de 20.000 propostas de negócios e ajudaram a desenvolver 312 startups.

5. Monte Alto Renovable
Por ajudar o Chile a adotar energia renovável e expandir sua economia. Dono de uma das economias que mais crescem no mundo, o Chile enfrenta dificuldades na em produzir energia, sem que haja uma exploração excessiva de recursos naturais. A Monte Alto Renovable fornece energia de biomassa para hotéis e comunidades ao financiar aquisição de equipamentos, instalação e manutenção em troca de contratos de longo termo com fornecedores. Desde que a empresa lançou seu primeiro projeto comercial, em 2013, ela espera substituir cerca de 1 milhão de quilowatts-hora de diesel por energia de biomassa. Dessa forma, aproximadamente 8 milhões de toneladas de dióxido de carbono não serão mais emitidas, e seus clientes poderão economizar até US$ 50.000 por ano.

6. Globant
Por defender a indústria de tecnologia na América Latina. Se a Globant, sediada em Buenos Aires, lançasse sua IPO, avaliada em US$ 86 bilhões, ela seria a primeira empresa argentina de tecnologia a compor a Bolsa de Nova York. Com o Google e a Zynga de clientes, a Globant leva o desenvolvimento de software a outro patamar. Seus 2.800 funcionários trabalham em módulos de criação que passam por games, computação em nuvem e experiência do consumidor.

7. ContaAzul
Por aumentar a capacidade de pequenas empresas no Brasil. No Brasil, há muita oportunidade para pequenas empresas, no entanto elas sofrem com a burocracia e com um complexo sistema tributário. A ContaAzul oferece serviços e softaware contábeis para administrar fluxo de caixa, inventários, vendas e clientes. Além disso, empreendedores aprendem sobre crescimento e inovação com os e-books disponibilizados pela empresa. Ela já atendeu mais de 180.000 pequenas negócios desde que foi inaugurada, em 2011, e lançou um programa de consultoria em 2013 para ajudar clientes com problemas administrativos.

8. Samba Tech
Por oferecer vídeos online. A Samba Tech, liderada por Gustavo Caetano, é a maior plataforma de vídeos da América Latina, além de administrar conteúdo de marcas internacionais como MGM, Samsung e Playboy. Ela é especializada em streaming ao vivo, educação à distância e web TV. No ano passado, a Samba Tech virou Samba Group, tornando-se uma holding para também desenvolver soluções domiciliares para corporações e startups clientes.

9. Tatil Design
Por tornar o design sustentável acessível e atraente. Em 2013, a empresa de design fez uma parceria com a Natura para desenvolver uma linha de embalagens novas e acessíveis, a Sou. O resultado foram recipientes flexíveis que permitem o usuário a usar o produto até a última gota, literalmente. As embalagens utilizaram 70% menos de plástico e levaram o prêmio de 2013 da iF Packaging Design Award. A Tátil também desenhou o logo das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, e tem como clientes a Procter & Gamble e a Coca-Cola, entre outros.

10. Advanced Innovation Center
Por solucionar a questão da falta de água limpa e potável com games. Por meio da ciência e da tecnologia, a empresa chilena cria soluções para problemas de escala mundial ao combinar ciência avançada, indústria e modelagem matemática. Os recursos são gerados pela venda de produtos inovadores. O destaque vai para o Plasma, um sistema de saneamento de água que envolve oxidação, ionização e raios ultravioletas para eliminar micróbios. Com a tecnologia, é possível purificar 35 litros de água em cinco minutos.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

As 10 empresas mais inovadoras da América Latina


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia