Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

As 10 melhores cidades para empreender e viver bem

30/05/2014

A consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) divulgou nesta semana um ranking das cidades com maiores oportunidades para empreender no mundo. Mas como o sucesso profissional não é o único objetivo da vida do empreendedor, a PwC também inclui informações sobre a qualidade de vida desses grandes centros.

Para produzir o relatório "Cities of Opportunity" (cidades da oportunidade), a consultoria analisou diversos critérios: capital intelectual, infraestrutura, transportes, custos de vida e facilidade em fazer negócios são alguns deles. Confira a lista:

10° Chicago
Com seus quase 3 milhões de pessoas, Chicago é a terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos. Chicago conseguiu o décimo lugar na lista por ser um pólo industrial – com destaque para a presença da fabricante de aviões Boeing – pela facilidade em se fazer negócios na cidade. Segundo a PwC, Chicago só não está mais a frente na lista por alguns problemas de infraestrutura e transporte.

9° Sydney
A maior cidade da Austrália é a cidade mais sustentável e com melhor qualidade de vida no mundo, segundo a PwC. Além disso, Sydney tem uma economia forte e bastante oportunidade para empreender. O problema são os altos custos de vida: o aluguel mensal de um único quarto é de cerca de R$ 5 mil por lá, o que dificulta um pouco a vida de quem se muda para Sydney para ganhar dinheiro.

8° Hong Kong
A província autônoma chinesa é uma das economias mais liberais do mundo, com um mercado financeiro robusto e impostos baixíssimos. O sistema de transporte funciona bem: 90% dos trajetos dentro da cidade são feitos en trens, barcos, ônibus e táxis. Por outro lado, a poluição é um ponto negativo, segundo a PwC.

7° Estocolmo
A capital sueca é uma das cidades europeias com as maiores altas populacionais e crescente efervescência nos negócios. Quando o assunto é inovação, Estocolmo também se destaca: na década de 1990, a cidade foi pioneira ao instalar cabos de fibra ótica, que transmitem dados com maior velocidade. Um dos problemas de Estecolmo é o aumento da imigração, que pode saturar o mercado de trabalho.

6° Paris
De acordo com a PwC, Paris se destaca pelo número de universidades e pelo alto nível educacional da população. O sistema de transporte também é modelo para o mundo: são 14 linhas de metrô, trens para quem mora mais longe e faixas exclusivas para ônibus. No entanto, a crise econômica trouxe altas taxas de desemprego. Além disso, o alto custo de vida pode repelir empreendedores.

5° São Francisco
A cidade é o coração do Vale do Silício, região dos EUA conhecida pela presença de empresas de tecnologia. O contato com milhares de empreendedores é um trunfo para quem quer aperfeiçoar o negócio ou conseguir um investimento. No entanto, com o aumento nos custos de vida, muita gente está saindo de São Francisco e buscando cidades mais afastadas.

4° Toronto
A facilidade em fazer negócios e a proximidade aos Estados Unidos, aliada à excelente qualidade de vida da cidade canadense, colocam Toronto no quarto lugar da lista da PwC. Problemas na mobilidade urbana, por conta do trânsito, são um ponto negativo.

3° Cingapura
A cidade-estado asiática tem uma economia bastante liberal, o que atrai muitos empreendedores de fora. Avanços em transporte e infraestrutura fizeram Cingapura saltar quatro posições no ranking da PwC desde 2012. A falta de áreas verdes e a resistência da população a práticas sustentáveis são alguns dos problemas do país.

2° Nova York
Segundo a PwC, Nova York não é a melhor cidade do mundo em nenhum critério de análise, mas ocupa os primeiros lugares em todas as categorias. A cidade tem tudo: Nova York conta com as maiores bolsas de valores do planeta (Nyse e Nasdaq), oferece facilidade em fazer negócios e conta com uma infinidade de empresas, atuando em áreas que vão da moda à tecnologia. Os custos de vida e a saturação do transporte público são pontos positivos para quem vive na Big Apple.

1° Londres
Londres oferece fácil acesso tanto para quem está chegando ao Reino Unido – são seis aeroportos internacionais nos arredores da cidade – quanto para quem precisa se locomover dentro das cidades: com uma grande malha metroviária, só não usa transporte público quem não quer. De acordo com a lista, Londres é destaque em tecnologia por fornecer internet gratuita para a maioria das escolas. Um dos problemas trazidos pela crise econômica foi o aumento dos custos de vida, que está fazendo muitos londrinos saírem da cidade.

A íntegra da pesquisa da PwC pode ser vista AQUI.

As 10 melhores cidades para empreender e viver bem
As 10 cidades listadas pela consultoria estão abertas aos negócios e são boas para viver, apesar de alguns problemas.


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia