Não há uma fórmula mágica para o sucesso de uma startup, mas uma equipe pode fazer o negócio acontecer ou quebrá-lo de vez. A afirmativa é do empreendedor americano Bernd Schoner. Com um PhD pelo MIT, ele foi cofundador da ThingMagic, uma startup de tecnologia RFID vendida em 2010 para a Trimble Navigation por uma quantia não revelada.
A equipe original da ThingMagic era formada por cinco cofundadores. Só que na época que a startup foi comprada, apenas dois permaneciam na empresa – e isso fez com que Schoner pensasse sobre a dinâmica das equipes de trabalho nas startups. Autor do livro “The Tech Entrepreneur’s Survival Guide", algo como “o guia de sobrevivência do empreendedor de tecnologia”, em uma tradução livre, recém-lançado nos Estados Unidos, ele lista os seis tipos de pessoas que devem fazer parte de uma startup.
1. O gênio
“Eu acho que já é bem aceito em uma startup que o melhor é você ter alguém com um conhecimento técnico. Você precisa ter alguém capaz de liderar a agenda tecnológica.”
2. O líder
Normalmente é o CEO. “Para equipes grandes de fundadores, pode ser muito perigoso se houver cinco opiniões e todas terem o mesmo peso na tomada de decisão. A democracia é ótima, mas não em uma startup. O líder ou CEO nem sempre precisa estar certo, mas se ele (ou ela) é a figura do líder para a qual os outros podem olhar, isso pode ser uma coisa boa.”
3. O Veterano
Schoner diz que normalmente essa pessoa não está presente nas startups, mas ele enfatiza a importância de ter alguém na equipe que já andou pelo mercado. “Alguém que realmente conheça o setor pode ter grande valia. Essa pessoa não aposta no negócio só por ser novo ou legal, ela realmente tem a experiência para compreender o que é necessário em um setor em particular.”
4. O vendedor
“O vendedor é a pessoa que sabe não apenas da tecnologia, mas também sabe como vendê-la ao consumidor. Quando nós estamos tentando ter alguém que pague dinheiro, não é sobre a tecnologia, é sobre o valor que nós podemos oferecer a esse cliente.”
5. O astro
O astro pode ser também o gênio da tecnologia ou o CEO, mas é a pessoa que realmente consegue reunir as pessoas ao redor da empresa. “É esse cara que constrói a estratégia de marketing e que você manda para as conferências e reuniões do setor.”
6. O guru das finanças
“Ter uma personalidade financeira é importante. Você precisa de alguém que tenha habilidade suficiente para lidar com os números. No entanto, se você ainda não estiver na fase que consegue bancar uma equipe com seis pessoas, você pode deixar o guru das finanças de fora, desde que alguém mais do grupo tenha um bom senso de como administrar o dinheiro.”
Fonte: Pequenas empresas & Grandes Negócios
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