Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

As dicas de um franqueador em série para você vender sua primeira franquia

21/02/2013

O americano Greg Longe já lançou 11 redes de franquias em três décadas. Atualmente, ele é presidente da Roosters, uma rede de barbearias. Mas já esteve à frente de franquias de manutenção de secadoras de roupas e de serviços de limpeza doméstica. Ou seja: Longe tem experiência na venda de franquias e na construção de redes.

A venda da primeira franquia é a mais difícil – as seguintes ficarão cada vez mais fáceis. Mas esses primeiros franqueados da rede são extremamente importantes. “Cuidado com os primeiros. A maneira como você os traz determina como eles serão pelo resto do contrato. E, se você vai se relacionar com eles por, digamos, 20 anos, esse é um período muito longo para ficar com alguém de quem você não gosta”, afirma Longe.

O franqueador dá dicas importantes para quem acabou de entrar no sistema de franchising e quer vender a sua primeira unidade.

1. Faça uma entrevista básica com os interessados. Antes de alguém virar de fato candidato a franqueado, é preciso verificar alguns itens. Quando você fizer a divulgação da rede e alguém demonstrar interesse por ela, telefone para a pessoa e pergunte: você quer abrir um negócio? “Algumas pessoas não estão. Só gostam de saber mais sobre franquias”, diz Longe. Outra pergunta: você tem esse capital disponível? E ainda: quando você planeja abrir um negócio? “Há pessoas que vislumbram empreender talvez nos próximos dez anos. Essas você deixa para depois”, afirma o franqueador.

2. Converse sobre o seu negócio e conheça melhor o candidato. Faça apresentações em PowerPoint sobre a franquia e repasse-as para o parceiro em potencial. Envolva outras pessoas da sua equipe na demonstração da rede. Entenda quais são os objetivos e os sonhos do candidato. Isso pode levar mais de um encontro ou telefonema.

3. Aprenda a dizer “não”. Mesmo que o candidato esteja interessado e tenha o capital disponível para o investimento, pode ser necessário recusá-lo. É aquela velha história: a relação entre franqueador e franqueado é como um casamento. Você precisa gostar muito da outra pessoa e ter muitos indícios de que o relacionamento vai dar certo.

4. Use a Circular de Oferta de Franquia como instrumento de marketing. A COF não precisa ser escrita como um contrato. O documento pode mostrar muito bem as características positivas da sua rede de franquias. Envie a COF e o contrato para o candidato e, se possível, leia os documentos junto com ele. Assim, poderá esclarecer cada ponto e tirar dúvidas.

5. Leve o candidato para conhecer uma unidade. Os americanos chamam essa visita de “discovery day” (“dia da descoberta”). Na ocasião, o candidato deve ser acolhido. “Eu costumo fazer um crachá com o nome da pessoa e o nosso logotipo. Ela já se sente parte da nossa rede”, diz Longe. Organize apresentações sobre o negócio e promova um almoço com o candidato e com membros da sua equipe.

6. Deixe-o pensar, mas não por muito tempo. Depois de conversar com o candidato, apresentar o negócio e enviar a documentação, não deixe passar mais de duas semanas. “Se o candidato fala durante meses que está pensando sobre comprar a franquia, ele não está. Esqueça”, afirma Longe. Combine quando irá entrar em contato de novo e mantenha essa rédea curta.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

As dicas de um franqueador em série para você vender sua primeira franquia
Greg Longe, presidente da Roosters



Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia