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Empreendedorismo

As lições do Viber para enfrentar um mercado concorrido

03/02/2014

Qual o sonho de qualquer empreendedor? A resposta é fácil: criar uma empresa que faça algo que nenhuma outra faz e tenha muito sucesso. Mas alcançar este objetivo atualmente, num mercado global e competitivo, está cada vez mais difícil.

É o que considera Talmon Marco, fundador e CEO do Viber, um software para troca de mensagens de texto multimídia. Por conta dessa complexidade, ele fez diferente. Ao invés de buscar uma “inovação” para tentar ser o “maior do mercado”, Marco resolveu que sua startup – que enfrenta concorrentes como Whatsapp, ChatMe, Line, entre outros – não precisaria ser a líder, mas apenas criativa.

“Obviamente, seria fantástico ser a empresa líder de um mercado. Mas hoje quase tudo que nunca havia sido feito antes, está sendo feito”, afirma

A estratégia deu certo. O Víber, mesmo ser ter o sucesso do WhatsApp,  se mantém firme contra os concorrentes: tem cerca de 300 milhões de usuários e, em alguns países, disputa fortemente a preferência dos usuários com os rivais.

Em palestra na Campus Party 2014, em São Paulo, Marco deu algumas dicas de como pensar em uma startup que seja única – o suficiente – para entrar em um mercado e continuar lá – independentemente do número de concorrentes.

1. Olhe em volta - A ideia para sua startup pode estar debaixo do seu nariz. Ou no seu ombro. Ou esgueirando atrás de você. Basta olhar em volta para encontrar oportunidades. Encontre algum problema ou situação que você possa melhorar. Ali estará a chance para você abrir uma empresa.

2. Meia hora de internet - Segundo Marco, um passeio de 30 minutos na internet pode fazer com que você perceba se sua ideia é boa ou não; se já há alguma startup fazendo o que você pretende realizar; qual o tamanho do seu potencial mercado. Meia hora pode te poupar meio ano de uma empresa fadada a fracassar e meio milhão de dólares em investimento.

3.  Igual, mas diferente - Seu mercado pode já ter outras empresas com mais tempo de vida. A ideia é descobrir aquele aspecto que você poderia fazer diferente para conquistar um público grande o bastante para manter sua startup. “A sua empresa precisa ser suficientemente diferente em algum aspecto para sobreviver à concorrência”, afirma Marco.

4. Pensar global ajuda na diferenciação - Marco afirma que ter uma equipe com membros de diferentes países ajudou o Viber a entender as necessidades dos públicos de cada país. Ou seja, pensar em mercados diferentes pode ajudar você a encontrar aqueles aspectos que vão separá-lo da concorrência.

5. Pense bastante no seu público - No fim, estudar bastante quem utilizará seus produtos ou serviços será essencial para dar segurança a sua startup, sem esquecer de levar em conta o quanto os usuários estarão dispostos a gastar com os serviços dela. E para ter certeza de que eles vão permanecer fieis, faça testes para melhorar, sempre de acordo com as necessidades deles.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios 

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