Existem atividades que você não gostaria de fazer ou áreas em que não atuaria por considerá-las nojentas? Pois há empresas que se especializam justamente nesses ramos – e ganham muito dinheiro com isso. O site Business News Daily entrevistou cinco empreendedores que explicaram como usam seus talentos para resolver problemas pouco atraentes.
1. Limpando calçadas
Durante anos, Geoffrey Bodle trabalhou como consultor. Quando finalmente decidiu ser seu próprio chefe, o resultado foi a empresa Poop 911. Ao procurar um nicho pouco explorado, fez a seguinte pessoa: quem gostaria de andar pelas ruas recolhendo cocô de cachorro? Ninguém, é claro – por isso mesmo, seria uma grande oportunidade. Bodle começou operando apenas no fim de semana, até ter certeza de que a empresa tinha potencial. Hoje, existem 23 unidades da empresa em todo o país.
2. Higiene high-tech
A palavra bidê pode lembrar algo antigo, do tempo das nossas avós. Mas a verdade é que os bidês não apenas voltaram, mas estão mais modernos do que nunca. E são muitas as pessoas interessadas em comprar o produto, pelo menos nos Estados Unidos. A empresa Brondell, Inc., fundada por David Samuel e Scott Pinizzotto em 2003 em São Francisco, lucra com produtos que prometem higiene íntima com todo o conforto possível. A ideia surgiu depois que Samuel conheceu alguns bidês interessantes em uma viagem ao Japão – o produto faz enorme sucesso naquele país. A empresa vende não só para os EUA, mas também internacionalmente.
3. Pelos indesejáveis
Depois de lutar contra pelos faciais indesejáveis por 15 anos, Jeannie Bush foi finalmente diagnosticada com um distúrbio hormonal e enviada para um especialista em depilação por eletrólise. O encontro acabou mudando a vida de Bush, que decidiu trocar o ramo da odontologia pelo da depilação, criando a empresa Amenity Electrolysis em 1999. Hoje, atende clientes de Wisconsin, Iowa e Minnesota. Segundo ela, a melhor parte é perceber o alívio que os clientes sentem ao se livrar dos pelos em locais constrangedores.
4. Recolhendo lixo dos outros
Quando os amigos Michael Andreacchi e Brian Reardomn lançaram a empresa Junk King em 2005, a ideia era ajudar familiares e amigos a se livrarem de coisas velhas e indesejáveis. Em pouco tempo, porém, viram que o negócio tinha potencial: hoje, existem 19 unidades da empresa. Com sede em San Carlos, Califórnia, a Junk King recolhe lixo de todos os tipos e tamanhos, cuidando para que os resíduos tenham uma destinação que não prejudique o ambiente.
5. Pele de bebê
Quando Joe e Linda Smaldore, de Springfield, Virgínia, perceberam que seu neto tinha um estranho problema de pele, foram investigar. Logo descobriram que se tratava de crosta láctea, uma espécie de dermatite infantil, muito comum em bebês. Para tratar o problema, foram atrás de produtos sem toxinas ou elementos químicos que pudessem fazer mal ao bebê. Não acharam nenhum. Foi então que decidiram criar seu próprio produto, o Bean-B-Clean, em 2009. Segundo eles, a chave do sucesso foi distribuir amostras grátis do produto para pais preocupados. Eles adoraram a ideia, que se espalhou rapidamente na propaganda boca a boca.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |