São Paulo - O consumo de perfumes, cosméticos e produtos de higiene deve crescer cerca de 5% ao ano até 2015, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Esse aumento representa uma grande oportunidade principalmente para micro e pequenas empresas.
No estado de São Paulo, entre dezembro de 2008 e dezembro de 2009, houve um avanço de 24% no número de pequenos negócios registrados - como cabeleireiros e outras atividades no setor de beleza - passando de 8.660 para 10.767 empreendimentos. Os dados são do Sebrae em São Paulo, coletados a partir da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho.
Empreendedores individuais do segmento de Beleza e Estética encabeçam a lista dos negócios com o maior índice de formalizados. Salões de beleza e afins representam 7,5% das formalizações no período de julho de 2009 a fevereiro de 2011, segundo informações do Portal do Empreendedor. Desde a criação da figura do Empreendedor Individual, em julho de 2009, mais de 40,6 mil paulistas se inscreveram nesse segmento.
Indicadores positivos demandam inovação e mais qualificação da gestão e dos processos. Com esse objetivo, o Sebrae em São Paulo promove, no próximo dia 5, o evento Beleza Empreendedora: inovação e empreendedorismo no setor de beleza. Destinado a profissionais do setor e a futuros empreendedores, a ação tem como meta o debate sobre o segmento de beleza, mudanças e inovações que fazem diferença na gestão dos negócios.
O evento abre com palestra de Phillip Hallawell, artista plástico, escritor e educador. Ele vai falar sobre Inovação e Visagismo, arte de criar uma imagem pessoal capaz de revelar qualidades da personalidade. Em seguida, haverá um talk show com consultores do Sebrae em São Paulo, empresários do setor e os irmãos Bertocci, participantes do quadro Você é o Dono, exibido pelo programa Fantástico durante o mês de outubro, na TV Globo.
Celso Kamura, um dos mais renomados profissionais de beleza e estética do Brasil, encerra o evento com uma palestra sobre inovação. Há 30 anos, ele trabalha com cabelo e maquiagem de celebridades e personalidades, produz looks para editoriais e campanhas publicitárias, além de assinar produtos de beleza e gerenciar seu próprio salão. Consultorias e atendimentos gratuitos com equipes da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) também estão na programação do evento.
Página de Beleza
Há duas semanas, o Sebrae estreou uma página sobre beleza no Facebook. O objetivo do Sebrae Beleza é divulgar assuntos do universo da beleza e estética. Voltada para cabeleireiros, maquiadores e profissionais de clínicas de estética, o perfil na rede social traz destaques sobre o cenário de negócios, como pesquisas, materiais de apoio, cursos e eventos, além de informações sobre projetos desenvolvidos para a área, encontros e ações do Sebrae.
De acordo com a coordenadora nacional de Serviços do Sebrae e responsável pela criação e gestão da página, Andrezza Torres, a iniciativa vai abastecer os profissionais do segmento com informações sobre tendências e mercado.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |