A empreendedora brasileira Daniela Cecilio, de 34 anos, criou um aplicativo de moda para as pessoas localizarem produtos na internet por meio de fotografias. Lançado em fevereiro de 2014, o ASAP54 é gratuito na Apple Store e foi baixado mais 400 mil vezes.
A inspiração para o aplicativo surgiu de uma frustração de Daniela. Acostumada a utilizar redes sociais como Instagram e Pinterest para procurar roupas e acessórios, ela não conseguia encontrar esses produtos para comprar na web.
Durante uma viagem a Los Angeles, em 2013, a empresária passou pelo mesmo problema. Após procurar no Google um modelo de óculos de pérolas que havia visto nas redes sociais, chegou à conclusão que era preciso facilitar a forma como as pessoas compravam moda online.
“Naquele dia, tudo o que aparecia na busca eram óculos de sol e pérolas, e não um óculos com pérolas”, diz. Além disso, Daniela comenta que muitas das imagens que apareciam no Google não eram itens que se pudessem comprar. “Neste momento surgiu à ideia do ASAP”.
O aplicativo funciona assim: a pessoa tira uma foto do acessório, objeto ou vestuário que quer comprar, e o software busca e localiza uma loja online que o venda.
Em parceria com mais de 200 e-commerces, entre eles brasileiros, a empresária diz que o app, além de encontrar o que as pessoas estão buscando, também oferece outras opções de produtos, nas mesmas cores e texturas capturadas nas imagens.
Até o momento, o software já teve R$ 11,2 milhões de investimento de diversos investidores, entre eles o Farfetch.com, Trends Media Group e Frederic Court.
Com planos de tornar o ASAP54 referência em ferramenta de busca, para o futuro a empreendedora espera criar um website e visa expandir o aplicativo para sistemas Androids.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |