Brigadeiro é tão bom, mas tão bom, que fica difícil entender as pouquíssimas pessoas que não gostam dessa iguaria tipicamente brasileira. E fica ainda mais difícil entender como o brigadeiro não se tornou conhecido no exterior. Mas isso tende a mudar. Na semana passada, uma brasileira ajudou o doce a dar seu primeiro passo rumo ao sucesso mundial: ela é Larissa Piazzi, gaúcha de 24 anos, que inaugurou a Made With Love, uma brigaderia em um shopping de Miami (EUA).
Normalmente, os empreendedores abrem uma empresa porque há demanda as pessoas precisam de seus produtos e serviços. No caso de Larissa, ela enxergou a possibilidade de criar seu negócio porque as pessoas se apaixonavam por seus brigadeiros à primeira vista. Larissa mora em Miami há três anos. Mudou-se para ficar mais próxima do marido, Alejandro Scholtz, um venezuelano radicado nos EUA. Formada em jornalismo, mas apaixonada por cozinhar, ela apresentou o brigadeiro para a família do marido e amigos do casal. "Eu levava brigadeiro para os aniversários, encontros e reuniões e o pessoal adorava. Adoro inventar sabores diferentes e colocar os doces em caixinhas bonitas. Comecei a dar de presente e quando eu vi já estava virando negócio", afirma Larissa.
A Made With Love não começou com a inauguração da brigaderia. A ideia para o projeto surgiu há um ano e meio e a empresa existe desde março. Sou formada em jornalismo, mas sempre tive planos de investir um negócio com doce. “Sou uma formiga! E qual melhor doce para investir se não o meu doce favorito?", diz ela. Larissa aproveitou que o marido já tinha experiência no ramo da alimentação e, juntos, resolveram tirar a ideia do papel.
A princípio, Larissa trabalhava na cozinha de casa e vendia seus brigadeiros por encomendas e em feiras e mercados. Além disso, a presença da empresa na internet fez o trabalho da gaúcha ficar mais conhecido na cidade e a motivou a abrir um ponto fixo.
A loja da Made With Love tem o formato cart – menor que quiosques e com estrutura parecida com as instalações da Nutty Bavarian em shoppings brasileiros. Atualmente, ela não tem funcionários, mas cuida da loja junto com a sogra e faz até o marido ajudá-la na preparação dos docinhos.
Os produtos da Made With Love seguem o mesmo conceito das brigaderias brasileiras, responsáveis por transformar o doce em um produto fino, feito com ingredientes de primeira linha. Assim como acontece nas lojas especializadas daqui, a empresa de Larissa vende muito mais que a versão clássica do brigadeiro. São 25 sabores, incluindo Romeu e Julieta, pistache, cappuccino e crème brûlée, além de brigadeiro de colher, cupcakes de brigadeiro e outros produtos. O doce é brasileiro, mas o chocolate usado na preparação de todos os produtos é suíço.
Como Miami é a cidade americana com maior número de brasileiros e que mais atrai turistas daqui, o brigadeiro não é um ilustre desconhecido. Até por isso, os objetivos da empresa eram "trazer esse sabor de infância para os brasileiros de Miami e também apresentar para os não-brasileiros o nosso doce favorito". Mas agora, em um shopping, a empresa foca mais na segunda meta. "A maioria dos clientes não conhece o doce. Costumamos oferecer amostras e quem prova acaba se apaixonando pelo doce. Eles também se impressionam ao saber que o brigadeiro é feito a mão", afirma Larissa.
Como a Made With Love está no shopping há pouco tempo, Larissa quer expandir seu negócio, mas ainda não sabe como. "Penso em uma loja completa com cozinha, mesas e serviço de café. Mas um passo de cada vez, claro", diz.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |