Campo Mourão - A cabeleireira Ivanilde Aparecida Berbeth procurou o auxílio do Sebrae no Paraná, em Campo Mourão, para legalizar seu negócio. No dia 17 de janeiro, tornou-se a milésima profissional do município formalizada na categoria Empreendedor Individual. Há dez anos, ela trabalhava como profissional autônoma em um comércio em frente a sua casa.
A história de Ivanilde teve início quando ela tinha 15 anos e foi contratada como vendedora em uma loja de cosméticos. Motivada pelo seu chefe a realizar um curso de cabeleireira, começou a cortar cabelos de amigos. “Quando a loja fechou, resolvi empreender. Hoje, tenho até clientes de cidades vizinhas. É uma relação de confiança que eles têm comigo”, salienta.
Ivanilde Berbeth lembra que conheceu a categoria Empreendedor Individual por meio de uma cliente, vendedora de roupas, que se formalizou e que estava feliz com a escolha. “Decidi seguir o mesmo caminho. Agora, posso comprovar renda, o que facilita as minhas compras, e tenho os benefícios previdenciários que me deixam muito mais segura”, enfatiza.
O consultor do Sebrae no estado, Sandro Nasser de Santi, destaca que os mil novos empreendedores individuais representam um aumento de 25% no número de negócios formalizados no município. “Esse resultado é fruto do intenso trabalho realizado nos últimos anos, que dissemina informações sobre o Empreendedor Individual e auxilia no processo de formalização dos profissionais”, afirma Sandro de Santi.
Nasser informa ainda que há cerca de quatro mil empreendimentos informais atuando no município em diversas áreas. São cabeleireiros, confeiteiras, costureiras, borracheiros, pintores, entre outros. Para estimular a formalização, o Sebrae no Paraná realiza, semanalmente, palestra sobre a categoria Empreendedor Individual.
“Até o final de 2012, a expectativa é de que mais 500 empreendedores individuais consigam se legalizar no município”, adianta Sandro de Santi. Atualmente, a unidade do Sebrae em Campo Mourão tem formalizado, em média, 50 empreendedores individuais por mês.
Declaração
Neste início de ano, o Sebrae em Campo Mourão reforça a equipe de atendimento para dar suporte aos empreendedores individuais com dúvidas sobre o processo de preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que deve ser entregue até 20 de fevereiro de 2012. “De janeiro a fevereiro, uma equipe de consultores estará disponível para auxiliar, gratuitamente, os empreendedores individuais sobre o procedimento a ser seguido”, explica Sandro de Santi.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |