Natal - Os Empreendedores Individuais (EI) terão oportunidade de aperfeiçoar seus negócios neste mês. O Sebrae no Rio Grande do Norte vai promover uma série de oficinas voltadas exclusivamente aos profissionais enquadrados nessa categoria jurídica. São as Oficinas SEI, cuja metodologia foi idealizada pelo Sebrae.
Segundo estatísticas do Portal do Empreendedor, atualmente o Rio Grande do Norte possui 31.855 EI que podem ser beneficiados com essa capacitação. No estado, estão sendo aplicadas seis das sete oficinas que compõem as soluções SEI: SEI Empreender, SEI Planejar, SEI Vender, SEI Comprar, SEI Controlar Meu Dinheiro e SEI Unir Forças para Melhorar.
As oficinas fazem parte de um programa composto por soluções que tratam de temas básicos para gestão e fortalecimento dos negócios. Esses assuntos são trabalhados em diferentes formatos para facilitar o acesso do EI à informação, como oficina presencial, cartilha, capacitação a distância - via celular (SMS) - e kit educativo.
Os módulos ensinam valores fundamentais para o fortalecimento de negócios de micro e pequeno porte. Na oficina SEI Planejar, o participante aprende sobre a importância do planejamento para a atividade empreendedora. O EI aprende a identificar as ferramentas imprescindíveis para melhorar o desempenho do empreendimento com aumento de competitividade de modo sustentável.
Saber comercializar bem faz parte do eixo central da oficina Sei Vender, que desenvolve competências para que o empreendedor pense nas vendas, adotando o marketing para atender às necessidades do mercado e ampliar as possibilidades de crescimento do negócio. Já a oficina SEI Comprar ensina a realizar compras planejadas. O mote aqui é negociar para obter bons preços e prazos. O intuito é obter os melhores resultados, selecionando criteriosamente o que deverá ser adquirido e considerando a procedência e o bom relacionamento com fornecedores.
Utilizar o controle de caixa no dia a dia empresarial e elaborar o controle diário de entradas e saídas na empresa. Esse é o objetivo da oficina SEI Controlar Meu Dinheiro, que repassa conceitos e dicas para que o participante passe a considerar elementos, como contas a pagar e a receber, na vida empresarial.
Na oficina SEI Unir Forças para Melhorar, o EI aprende sobre as vantagens e ganhos de empreender coletivamente. A oficina ensina de forma prática as vantagens de se organizar em conjunto, com intuito de suprir necessidades comuns. Praticar e reconhecer atitudes empreendedoras no negócio é a proposta da oficina SEI Empreender, que ensina a descobrir e aplicar o potencial empreendedor para o fortalecimento do negócio.
Inscrições
Para participar das capacitações, o empreendedor paga uma taxa de R$ 10 por oficina. As aulas ocorrem na sede do Sebrae, em Natal. A programação completa está no site http://portal.rn.sebrae.com.br/. As inscrições podem ser feitas no local ou na Central de Relacionamento Sebrae.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |