Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Casa do Empreendedor, de Foz do Iguaçu, completa um ano

09/04/2012

Foz do Iguaçu é a única cidade, no oeste do Paraná, a ter um espaço exclusivo para a formalização e orientação de empreendedores individuais, funcionando fora da Prefeitura ou de entidades parceiras. Existem na região outras Salas do Empreendedor, exigência da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, mas, neste formato, Foz se diferencia por ter a Casa do Empreendedor, exclusiva para a categoria.

Douglas Rodrigues dos Santos é um dos moradores de Foz que procurou o espaço, que fica na Avenida Brasil, 1.354, para abrir seu próprio negócio. O empreendedor foi funcionário por cerca de três anos, teve uma ideia de negócio, a partir de uma oportunidade, buscou informação e, em um mês, já estava com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e alvará de funcionamento em mãos.

“A equipe da Casa do Empreendedor agilizou todo o processo de formalização para eu tirar a ideia do papel e colocar meu lava-car ecológico em prática. Hoje, eu e meu funcionário, lavamos de dez a 12 carros por dia. A equipe da Casa do Empreendedor me ajudou muito, foram pacientes, atenciosos, parece que também compraram minha ideia”, conta o empreendedor individual.

Assim como Douglas, a Casa do Empreendedor tem outros casos de sucesso e realização e, nesta próxima terça-feira, dia 10, comemora seu primeiro ano de atendimento na formalização de empreendedores. “Sempre organizamos eventos internos em fechamentos de trimestres. Mas, agora, a ideia é comemorar com toda a comunidade”, diz o consultor do Sebrae/PR e representante da entidade no Comitê Gestor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa de Foz do Iguaçu, Edinardo Aguiar.

Assim, complementa o coordenador da Casa do Empreendedor, Ederaldo Magalhães, entre 10 e 14 horas desta terça-feira, o Comitê Gestor, bem como a equipe da Casa do Empreendedor, oferece a 1ª Mostra Empreendedora, na qual, além da solenidade de abertura (marcada para as 10 horas), a população poderá conhecer alguns dos produtos e serviços de empreendedores individuais formalizados no local.

“Formalizamos mais de 500 empreendedores e, dentre esses, pesquisamos em nosso banco de dados, alguns negócios para convidarmos a essa primeira mostra. Serão 15 expositores do ramo de confecção, animação de festas, fábrica de chinelos, aluguel de fantasias, dentre outros. É uma pequena feira montada em uma tenda de 10x5 metros, no estacionamento da Casa”, destaca Magalhães.

Reconhecimento

O objetivo do evento, relata o coordenador, é mostrar o trabalho da Casa do Empreendedor, reconhecer iniciativas de negócios e mostrar à população algumas das muitas categorias em que é possível se tornar Empreendedor Individual. “E, quem sabe, um termômetro, para que outras mostras ou mesmo uma feira com um número maior de empreendedores individuais seja realizada futuramente a fim de possibilitar visibilidade aos formalizados e oportunidade para novos negócios”, vislumbra.

Para Edinardo Aguiar, do Sebrae/PR, a solenidade vem para mostrar a força da Casa do Empreendedor em Foz do Iguaçu. “Percebemos, nos empreendedores formalizados pela Casa, um reconhecimento muito grande com toda a equipe, que está subordinada ao Comitê Gestor. A 1ª Mostra Empreendedora também quer reconhecer os seus trabalhos e empenhos. Assim como o apoio dos parceiros e todas as pessoas que estiveram ligadas à Casa do Empreendedor neste ano que se completa.”

Números

“Em termos de formalização de empreendedores individuais, Foz do Iguaçu tem feito a diferença e pode servir de exemplo para outras cidades que também fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/PR, e têm suas salas do empreendedor em funcionamento. Eventos como esse e o Mutirão de Formalização, realizado no ano passado, por exemplo, podem fomentar ainda mais as adesões ao Empreendedor Individual, que apenas um dos eixos de atuação do Programa”, registra o gestor do Programa Cidade Empreendedora e consultor do Sebrae/PR, Alan Alex Debus.

Ele acrescenta, ainda, que a quantidade estimada de informais em Foz do Iguaçu, segundo pesquisa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), é de aproximadas 14 mil pessoas. “Muita coisa já foi feita, mas ainda há muito que fazer em termos de formalização, visto que, até o início deste mês, a cidade tem registrados pouco mais de 3 mil empreendedores individuais cadastrados no Portal do Empreendedor”, salienta.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Fonte: Incorporativa


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia