“Foi algo que me encantou.” É assim que o jovem chef de cozinha Gustavo Johnson, 27 anos, descreve como se sentiu ao ter uma matéria de empreendedorismo durante o seu curso de gastronomia, em São Paulo. Depois de se formar, trabalhou como chef no mercado de eventos e em restaurantes. Fez uma pós-graduação em administração na Fundação Getulio Vargas, mas sua vontade sempre foi “criar um projeto que dependesse apenas dele e do seu esforço”.
Esse empreendedorismo embrionário tomou forma quando um amigo, também chef, o apresentou ao mercado de personal chefs, profissionais que vão às casas dos seus clientes e preparam menus e banquetes especiais, ou que dão aulas particulares para pessoas que querem se aprofundar em gastronomia. Em 2012, ele fundou a Chef & Você, que além de oferecer esses serviços também cria conteúdo, como vídeos tutoriais, sobre gastronomia.
O investimento inicial na empresa veio das economias guardadas e do dinheiro da venda do carro. A ajuda do boca a boca de amigos fez com que o negócio decolasse, mas por pouco tempo. “Depois do buzz inicial, os eventos ficaram mais eventuais, sazonais”, afirma. Para expandir o escopo de atuação de sua empresa de um chef só, Johnson usou a sugestão de outro amigo, que sentia falta de sobremesas saudáveis que também tivessem suplementos alimentares.
Johnson, que também é um assíduo frequentador de academias, ficou entusiasmado com a ideia e criou uma linha de brigadeiros turbinados com proteína “whey”, um suplemento popular entre atletas e da geração malhação. Quando começou em 2012, vendia em média 100 potes por mês, cada um pelo valor R$ 13. Hoje, a produção chegou a 1.500, com dez revendedores, incluindo a rede Mundo Verde.
Cozinha e equipe maior
Com o sucesso da linha de sobremesas, Johnson sentiu necessidade de crescer como microempreendedor. Investiu R$ 40 mil para reformar uma casa e transformá-la em escritório, uma cozinha para ampliar a produção. No futuro, quer criar um espaço para comercialização e degustação dos produtos da Chef & Você.
Johnson estuda ainda contratar mais pessoas para sua equipe, já que até agora tem feito tudo sozinho, da produção até a embalagem. “Com essa ajuda eu poderei me concentrar no desenvolvimento de novos produtos e receitas, todos ligados à alimentação saudável e suplementação”, diz. Com esse passo, o chef quer duplicar sua produção atual.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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