No começo de 2013, o professor e consultor, Irani Cavagnoli, e o educador financeiro, Reinaldo Domingos, se uniram para escrever um livro sobre finanças para empreendedores - o Papo empreendedor. A publicação foi lançada em março deste ano e narra um bate-papo descontraído entre seis personagens fictícios do universo do empreendedorismo. Na segunda parte do livro, eles se reencontram para refletirem quais estratégias funcionaram para a vida profissional de cada um.
“Escrevemos o Papo empreendedor baseado no que deu certo para nós,” afirmou Domingo. Com seu livro de referência, o autor também listou cinco cuidados que empreendedores devem ter para garantirem a saúde financeira de seus negócios.
1. O empreendedor tem que ter capital de giro para comprar matéria prima e se sustentar até seu negócio completar um ano. Depois dessa fase, o dinheiro servirá para lidar com crises, inadimplência e para investir em campanhas publicitárias.
2. O dono de um negócio precisa ter um fluxo de caixa, ou seja, ele tem que saber tudo que ele vai receber daqui uma semana, um mês, três meses. O fluxo de caixa é um regulador da saúde financeira do negócio e garante a tranquilidade necessária para não recorrer ao banco. O empreendedor pode comprar à vista, com desconto, quando ele tem dinheiro no caixa, além de estar pronto para eventuais emergências.
3. Como estará o mercado do seu segmento em cinco anos? Muitas profissões e negócios tendem a desaparecer, e o empresário precisa se manter atualizado para acompanhar as transformações. O micro e pequeno empresário é funcionário de sua própria empresa e precisa investir em cursos para se capacitar em diversos setores.
4. O conselho é curto, porém importante. Uma boa contabilidade é um detalhe financeiro fundamental. Problemas fiscais podem derrubar tanto pessoas como negócios.
5. Todos os funcionários da empresa precisam fazer parte da mesma missão. Desde quem presta serviços de limpeza até a alta administração. O empreendedor deve valorizar seu corpo de colaboradores e assegurar que todos saibam sua importância no ambiente de trabalho.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |