O mercado de games brasileiro movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano. Dados da consultoria especializada GFK apontam que o país já fatura mais que Alemanha, Espanha e Reino Unido. O potencial tem feito muitos brasileiros apostarem no setor de games.
Mas, segundo especialistas, o mercado de games não é para aventureiros. O empreendedor que pretende sucesso no setor precisa se estruturar. Há uma razão: o mercado é altamente competitivo; e um jogo, independentemente da complexidade ou beleza gráfica, já nasce com uma remota chance de sucesso.
“Existem países com indústrias consolidadas, como Estados Unidos, Canadá e Coreia do Sul. E disputar com esse pessoal é uma tarefa árdua”, diz Pedro Waengartner, coordenador da Aceleratech.
Apesar disso, o empreendedor brasileiro tem chance. Essa é opinião de Marcelo Wolowski, diretor da Hopon, e de Sandro Manfredini, diretor da Abragame, que dividiram com Waengartner uma palestra na Campus Party 2014. Mas para tentar o êxito, o empreendedor deve seguir algumas dicas para obter investimentos para montar o game. Saiba, abaixo, quais são elas.
Monte uma equipe multidisciplinar: os investidores, antes de aportarem dinheiro numa startup de games, analisam a equipe. Se tiver apenas um designer e um programador, a chance do investimento é quase nula. Portanto, é essencial que o empreendedor de games, antes de solicitar dinheiro no mercado, monte uma equipe com pessoas que entendam de marketing, publicidade, roteiro e, principalmente, de negócios.
Estude o mercado: antes de começar a desenvolver o game, estude o mercado no qual ele se encaixa. Às vezes, o tema do game está “fora de moda” ou já há tantos títulos disponíveis que inviabiliza mais um game. Existem ainda os mercados de um game só – que, de tão bons, não dão chance para rivais. Ao saber disso, o empreendedor pode mudar o foco de seu projeto.
Mostre sua maturidade: para conseguir apoio para abrir uma startup de game, o empreendedor deve mostrar toda a experiência que tem. Vale apresentar o projeto de jogo anterior, as conquistas como empreendedor (ou como funcionário de uma empresa), as startups das quais fez parte. Até os fracassos colecionados contam como experiência (e de maneira positiva).
Deixe a paixão de lado: muitos empreendedores do mundo dos games são jogadores apaixonados. A paixão é necessária para atingir resultados. Mas ela precisa andar ao lado do comprometimento e do profissionalismo, ou seja, de metas a serem atingidas e objetivos a serem cumpridos.
Conheça os rivais: quem monta uma startup de games deve conhecer o setor e, principalmente, os rivais. E só há uma maneira de fazer isso: participando de feiras internacionais e nacionais. Nestes locais, os rivais mostram sua experiência, o que fazem, pra onde vão. As informações são úteis para criar uma estratégia, um plano de negócios e, principalmente, não se desgrudar da realidade.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |