Rio de Janeiro – O Desafio 3D da Designoteca é a primeira competição de design tridimensional do país em que os concorrentes devem criar soluções para o dia a dia. A proposta é estimular a criação de objetos que possam ser fabricados em pequena escala. Poderão participar profissionais de todo o país e as inscrições estão abertas até o dia 8 de novembro.
A ideia é criar um banco de objetos que poderão ser “impressos” em um tipo de equipamento que, ao invés de imprimir figuras em papel, molda objetos em polímero ou gesso. Dessa forma, é possível, por exemplo, substituir a tampa quebrada de um controle remoto, item dificilmente vendido individualmente no mercado.
A competição está aberta inclusive para quem não tem experiência mas quer se aventurar nesse campo. Os candidatos terão acesso aos vídeos tutoriais que serão disponibilizados para ensinar como se projetar utilizando softwares especializados em projetos em três dimensões.
A iniciativa é da LetsEvo, residente na incubadora da Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A empresa projetou a Designoteca – um mercado virtual de arquivos de design voltados para a fabricação de objetos usando impressoras 3D e máquinas de corte a laser. A competição está sendo realizada em parceria com a Cliever Tecnologia, incubada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). As duas incubadoras contam com apoio do Sebrae.
“A proteção da lente de uma máquina fotográfica que já saiu de linha ou a tampa quebrada que protege as pilhas do controle remoto são exemplos de objetos que podem ser impressos em 3D a partir de um arquivo digital. A proposta é estimular a criatividade e abrir espaço para que boas ideias encontrem um espaço comercial, que não dependam da produção de grandes quantidades, mas atendam a uma demanda específica”, explica o desenhista industrial, Henrique Monnerat, que comanda a LetsEvo em sociedade com o engenheiro eletrônico, Heraldo Almeida.
O julgamento será feito por uma banca especializada com base nos seguintes critérios: capacidade de se imprimir em 3D, funcionalidade, estética e originalidade. O autor do melhor trabalho receberá como prêmio uma impressora 3D Cliever CL1. Os autores das cinco melhores criações pelo voto de um júri popular receberão troféus personalizados. O anúncio dos premiados será feito no dia 19 de novembro.
Para mais informações sobre a competição, curta a fan page da Designoteca no Facebook ou acesse o site: http://www.designoteca.com/desafio3d.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |