Rio de Janeiro – Os 14 anos de empresa não foram suficientes para Fátima Bernardino da Silva ter uma percepção real da atividade que exerce. Ela reconhece que não domina a administração do salão de beleza que funciona na própria casa. “Meu dinheiro entra e não sei por onde sai. Não faço a menor ideia da minha despesa e tampouco sei se tenho lucro. Estou aqui para aprender porque preciso”, afirma.
Fátima faz parte de um grupo de mais de 30 mulheres do Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, cadastradas para participar da capacitação feita em parceria com o Sebrae e a marca de cosméticos L´Oréal. A abertura do encontro aconteceu nessa segunda-feira (27) no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), espaço do governo do estado para ensino técnico profissionalizante.
Empreendedorismo, planejamento, fundo de reserva e conceitos de motivação empresarial foram os pontos abordados na palestra de abertura A Mulher no Século 21 – Conquistas e Desafios, proferida pela consultora do Sebrae no Rio de Janeiro, Alba Acioly Novaes.
O cronograma da capacitação prevê explicações sobre os procedimentos e benefícios de se registrar como Microempreendedor Individual (MEI) e as oficinas do SEI – Sei Como Planejar, Empreender, Comprar, Vender e Controlar Meu Dinheiro. Da L´Oréal, além de dicas de tratamento e penteado, as empreendedoras conhecerão produtos e técnicas de venda.
O processo dura cerca de dois meses, com três horas aula a cada segunda e terça-feira. A proposta é que as empreendedoras se capacitem de uma forma integrada e dinâmica, aliando conhecimento profissional com gestão eficiente do negócio.
“Quando vi que os cursos aconteceriam aqui, não pensei duas vezes. Além de me inscrever, também trouxe várias amigas. Eu sou muito desorganizada com dinheiro e quero me formalizar para trabalhar direito. Também estou curiosa para conhecer os produtos da L´Oréal”, afirma Carolina dos Santos Ferreira, que abriu um salão há três meses. “A beleza está em alta, dá mais dinheiro e o horário é flexível”, completa a amiga Nelma Oliveira dos Santos, que também inaugurou seu próprio negócio há três meses.
O Complexo do Alemão é o terceiro território pacificado a receber a iniciativa organizada pelo Sebrae no Rio de Janeiro. O mesmo projeto está em andamento nas favelas da Rocinha e Cidade de Deus. Até o final do ano, estão previstas três turmas em outras comunidades e nove nos municípios da Baixada Fluminense.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |